Apagão em Brasília foi causado por Furnas, diz ONS

Apagão em Brasília foi causado por Furnas, diz ONS

Diretor do órgão negou que haja um problema estrutural no sistema de transmissão

AE

publicidade

Uma falha na subestação Brasília-Sul, de Furnas, responsável por 60% do abastecimento de energia de Brasília, causou a interrupção no fornecimento na capital federal nesta quinta-feira, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ainda falta restabelecer o abastecimento de 10% do total atendido pela subestação.

O ONS nega que haja qualquer relação deste problema com o ocorrido na noite de ontem, também em uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu (PA). O diretor-geral do operador, Hermes Chipp, participa neste momento de uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em Brasília, para analisar as causas da interrupção de ontem.

Pela manhã, em entrevista, Chipp negou que haja um problema estrutural no sistema de transmissão, posição reiterada pela sua assessoria de comunicação após o incidente em Brasília.

A região central da cidade ficou sem fornecimento de energia elétrica no início da tarde, por volta das 13h15min. A energia chegou a voltar a ser fornecida, mas houve nova interrupção, com restabelecimento logo em seguida.

O apagão envolveu pontos como os ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Trabalho, Minas e Energia, Supremo Tribunal Federal (STF) - inclusive ameaçando a sessão desta quinta-feira de julgamento do mensalão -, além dos bairros da Asa Norte, Lago Norte e Setor Sudoeste.

Nessa quarta, várias pontos do País ficaram sem fornecimento de energia, no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além de Rondônia e Acre.


Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895