Associação do Aço do RS agracia uma mulher pela primeira vez em 60 anos de história

Associação do Aço do RS agracia uma mulher pela primeira vez em 60 anos de história

A tradicional premiação aconteceu na Casa NTX, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira

Vitória Fagundes

Adelar Santarem, pai de Jaqueline, entregando o prêmio à filha juntamente com o presidente da AARS.

publicidade

Um dos mais tradicionais reconhecimentos empresariais do Brasil chega aos 48 anos repaginado e renovado. Em 60 anos de atuação, a Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) premia, pela primeira vez, uma mulher. A tradicional premiação aconteceu na Casa NTX, em Porto Alegre.

O evento reuniu trabalhadores e empresários do setor, na solenidade de premiação que é realizada bianualmente e homenageia a liderança que se destacou e contribuiu para o desenvolvimento do setor sídero-metalúrgico do Rio Grande do Sul e do Brasil. A Associação do Aço do Rio Grande do Sul é a principal entidade de representação do setor no Estado e uma das mais importantes do País. O evento também contou com a participação de autoridades pública do executivo municipal e estadual do RS e de Porto Alegre. 

O troféu Destaque do Aço é derivado do Troféu do “Homem de Aço” que atuava desde o ano de 1975 destacando personalidades locais e nacionais que contribuíram para fortalecimento da cadeia produtiva do setor metalmecânico e o desenvolvimento econômico e social gaúcho e do país. Conforme a Diretora Executiva da AARS, Elisabete Lopes, a associação decidiu mudar o nome da premiação para Destaque do Aço, o que permite reconhecer homens, mulheres e empresas. “É o rompimento de uma cultura que vem do tempo em que predominavam os homens na condução dos negócios do setor metal mecânico. Hoje temos cada vez mais mulheres em postos de liderança”, diz.

A cerimônia deu início por volta das 21h30 com a palavra do presidente da AARS, José Antônio Fernandes Martins, que destacou a importância de o prêmio eleger a primeira mulher na história da associação. “O destaque do aço esse ano foi para a filha do doutor Santarém, que é o vice-presidente da Associação do Aço. A empresa Diferro Aços Especiais é, talvez, uma das mais importantes na área metalúrgica e metalmecânica do estado. Essa moça é a CEO, é a principal executiva do grupo”, destaca. O pai de Jaqueline, o empresário Adelar Santarem entregou, com o presidente da AARS, o troféu à filha. 

Jaqueline Santarem é CEO da Diferro Aços Especiais, com sede em Caxias do Sul e unidades em Cachoeirinha (RS) e Araquari (SC), também sócia do grupo de concessionárias DR Sul. Formada em Direito e Licenciatura em Artes Plásticas, com Pós-Graduação em Finanças, em Marketing e em Innovation Leadership Program ela viu que o seu amor mesmo era atuar no setor metalmecânico. Durante a pandemia, Jaqueline precisou operar os serviços da empresa dos seus pais, após sofrerem um acidente. Segundo ela, seu amor em trabalhar no ramo começou na infância ao ver seu pai trabalhando com aço e acompanhando-o.

“É uma honra. Foi uma surpresa. É a primeira mulher. Isso mostra a evolução da Associação do Aço do Rio Grande do Sul. Eles estão atuantes e entendendo que a força da mulher faz parte desse mundo masculino. A minha vida DNA é Aço”, declara.

Sobre a empresa

Fundada em agosto de 1984, a Diferro posiciona-se entre as maiores distribuidoras de aços especiais do Sul do Brasil. Além de ser referência em distribuição de aços, a Diferro destaca-se na reciclagem de metais. Com sede em Caxias do Sul e filiais em Cachoeirinha/RS e Araquari/SC, a Diferro comercializa aços para construção mecânica, perfis pesados, tubos mecânicos, arame para solda, aços para moldes, ferramentas de corte e estampagem para a indústria.

Na parte de Reciclagem de Metais, conta com compra e venda de sucata, serviço de coleta, envio de metais às usinas, trabalhando de forma personalizada para atender as necessidades do cliente, do mercado e do meio ambiente. 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895