Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC

Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC

Na comparação com igual período no ano de 2018, crescimento chegou a 0,79%

Agência Brasil

Em 12 meses encerrados em janeiro, indicador apresentou crescimento de 1%

publicidade

A atividade econômica iniciou o ano em queda. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou retração de 0,41%, em janeiro, em relação a dezembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Na comparação com janeiro de 2018, o crescimento chegou a 0,79% (sem ajuste para o período).

Em 12 meses encerrados em janeiro, o indicador apresentou crescimento de 1%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para instituições financeiras consultadas pelo BC, o PIB deve crescer 2,01%, neste ano.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895