Auditores fiscais da Receita iniciam greve por tempo indeterminado

Auditores fiscais da Receita iniciam greve por tempo indeterminado

Mobilização é pelo cumprimento do acordo salarial firmado em 2016

Correio do Povo

Ficou definida paralisação total da área de tributos internos e operação padrão na Aduana

publicidade

Os auditores fiscais da Receita Federal iniciaram paralisação das atividades por tempo indeterminado nesta segunda-feira, dia em que a instituição comemora 55 anos. “Estamos com alta adesão no Estado e no país. A greve seguirá ocorrendo até que o acordo firmado com os auditores fiscais em 2016 seja integralmente cumprido. Não recuaremos”, declarou o auditor fiscal da Divisão de Repressão da Receita Federal e do Comando Regional de Mobilização da 10ª Região-RS, Diogo Loureiro. 

A mobilização é pelo cumprimento do acordo salarial firmado em 2016, que prevê, segundo a categoria, o pagamento do bônus de eficiência, regulamentado pelo Decreto 11.545/2023. A pauta de reivindicações inclui alterações no texto do referido decreto, com retirada dos entraves para o pagamento, e o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para 2024, aprovado pela Portaria MF 727/2023.  

A categoria reclama de desvalorização e de perda de poder decisório, “resultado de inúmeras medidas infralegais que atingem a autonomia e as competências do auditor, cargo que possui a atribuição imprescindível de arrecadar recursos para o custeio do Estado e das políticas públicas que são vitais para a população”. Outro ponto abordado é a falta de estrutura nas unidades da Receita, sobretudo na Aduana. “De Norte a Sul do país, o que se vê é o retrato da precariedade e do abandono”, disse o Sindifisco em nota.     

A greve foi aprovada em Assembleia Nacional realizada em setembro, ficando definida paralisação total da área de tributos internos e operação padrão na Aduana. Seguirão funcionando somente os serviços essenciais à sociedade.
 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895