Bairro Bom Jesus receberá workshop para impacto social

Bairro Bom Jesus receberá workshop para impacto social

Projeto dá suporte para a criação de soluções aos desafios coletivos da região

Correio do Povo

publicidade

A terceira edição das Caravanas DUXtec estará no bairro Bom Jesus para ajudar a pensar sobre os problemas da comunidade, identificá-los e propor uma solução. Será na terça-feira, dia 14 de novembro, das 14h às 17h, por meio de um workshop para quem deseja empreender e causar impacto social na sua comunidade. Os potenciais empreendedores vão se reunir no Centro de Educação Ambiental Bom Jesus (CEA), localizado na rua T, 143. Inscrições podem ser feitas pelo link

A partir de dinâmicas, os participantes irão trabalhar em equipe para criar soluções inovadoras e viáveis, além de votar e desenvolver as ideias mais promissoras. Mobilidade, negócios locais, alimentação saudável e inclusiva, comunicação e informação estão entre as temáticas debatidas. Uma prática comum é ter como ponto de partida um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU para 2030 definidos.  

“Começamos falando sobre os princípios e as características dos negócios de impacto social, destacando seu propósito além do lucro e o compromisso com a solução de problemas sociais e ambientais”, explica a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy. É crucial desenvolver essas soluções de uma forma escalável e financeiramente sustentável por meio da oferta de produtos e serviços independentes de doações. 

A Caravana é uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto em Porto Alegre. O programa, desenvolvido pela FG, é composto por mais três etapas além do workshop: conexão com o ecossistema de inovação da Capital a partir de visitas guiadas; mentorias para os grupos de empreendedores lapidarem suas propostas; e seleção dos projetos/empreendedores para a próxima edição do DUXtec. 

Esse programa configura uma rede de inovação social com o objetivo de fomentar negócios de impacto social periféricos implementado em parceria com o Tecnopuc. Os duxers – como são chamados os participantes do DUXtec – têm a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste (MVPs, sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) dos produtos/serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações. 

Paralelamente às Caravanas, um grupo de jovens que participou de uma formação ampliada do DUXtec em 2022 está recebendo apoio técnico e financeiro para desenvolver três negócios de impacto social. Na Jornada de Pré-Incubação, realizada com apoio do Instituto Helda Gerdau, estão sendo formatadas soluções para empregabilidade qualificada dos jovens, empreendedorismo feminino e marketing digital direcionado a negócios periféricos. 

 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895