Bancários terão nova rodada de negociações com Fenaban nesta terça
capa

Bancários terão nova rodada de negociações com Fenaban nesta terça

Expectativa da categoria é de que os bancos façam nova proposta

Por
Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

Expectativa da categoria é de que os bancos façam nova proposta

publicidade

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) confirmou, na tarde desta segunda-feira, a nona rodada de negociações com os bancários, em greve há três semanas. A tentativa de acordo com o Comando Nacional dos Bancários acontece amanhã, às 14h, em São Paulo, conforme o SindBancários, que representa trabalhadores da região Metropolitana de Porto Alegre.

A expectativa da categoria é que a Fenaban ofereça uma nova proposta, diferente da que já foi rejeitada pela categoria, já que, em mais de uma rodada, foram oferecidos reajuste de 7% de aumento e R$ 3,3 mil de abono. A reivindicação dos bancários, entre outras questões, é de reajuste de 9,62%, além de 5% de aumento real.

A greve dos bancários chega hoje no 21º dia. Na quarta semana de paralisações, a adesão é crescente no Rio Grande do Sul: hoje, são 1.037 agências fechadas, de um total de 1,7 mil. Na última sexta, o número chegou a 1.013, conforme levantamento da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi-RS). No Brasil, hoje, 57% das agências do Brasil estão fechadas, conforme a categoria.