Banco da Inglaterra eleva taxa para 4,5%, um teto em 15 anos

Banco da Inglaterra eleva taxa para 4,5%, um teto em 15 anos

Medida é uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido

AFP

publicidade

O Banco da Inglaterra elevou sua principal taxa de juros pela 12ª vez consecutiva, nesta quinta-feira (11), agora para 4,5%, o nível mais elevado desde outubro de 2008, então início da crise financeira, em uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido.

"O comitê (de política monetária) votou a favor de elevar a taxa de juros bancária em 0,25 ponto percentual, até 4,5%", anunciou a entidade em um comunicado, uma semana depois de aumentos similares por parte do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) e do Banco Central Europeu.

O Banco da Inglaterra (BoE) informou ainda que a economia britânica resistiu melhor do que o previsto desde janeiro deste ano e que não sofrerá contração neste início de 2023, como se temia - em particular, graças a preços de energia mais baixos do que o esperado.

Prevendo um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) britânico de 0,25% em 2023, e de 0,75%, em 2024, o banco "agora acredita que a demanda será maior" do que havia estimado em suas previsões de fevereiro, conforme trecho do resumo das conclusões de sua reunião de política monetária de maio.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895