Banrisul detalha resultados do primeiro semestre de 2022

Banrisul detalha resultados do primeiro semestre de 2022

Presidente Cláudio Coutinho destacou "a menor taxa de inadimplência da história do banco"

Felipe Faleiro

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Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, na sede do BanriTech, no Centro Histórico de Porto Alegre, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, destacou os resultados dos seis primeiros meses de 2022 do banco estatal. Houve um aumento no lucro líquido de 38,8% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses deste ano, alcançando R$ 227,8 milhões. Os resultados, segundo o Banrisul, refletem o crescimento da carteira de crédito, aumento das receitas de prestação de serviço e de tarifas bancárias, bem como menor volume de tributos sobre o lucro.

“Este crescimento todo se dá de forma bastante saudável. Tivemos também o menor índice de inadimplência da história do Banrisul”, afirmou Coutinho, ao ressaltar a taxa de 1,78% divulgada pelo banco. O presidente também falou a respeito da nova comunicação visual do Banrisul, divulgada em maio, que, conforme ele, representa a união entre aspectos tecnológicos, sustentabilidade e história. “Acreditamos que a receptividade foi bastante positiva, tanto para os clientes, quanto para nosso quadro de colaboradores”.

Ainda conforme ele, o Banrisul investiu R$ 115 milhões em tecnologia no primeiro semestre, bem como inauguramos nosso data center”, afirmou. As operações via pix alcançaram 1,022 milhão em um dia, na última sexta-feira. “Basicamente, aqui no Rio Grande do Sul, são empresas que aplicam no Banrisul a um custo extremamente competitivo. É muito importante que você mantenha todas as despesas no nível adequado. Em termos delas, estamos quatro a cinco pontos abaixo da inflação. Ou seja, não repassamos para nossos custos totais a inflação do período. Temos uma captação pulverizada e consistente”, disse Coutinho.

Conforme ele, a margem financeira do banco está “em processo de estabilização”, e houve o crescimento dos canais digitais. Atualmente, 81,2% das transações são feitas por este meio, porém a importância das agências físicas, especialmente em pequenas localidades e do interior gaúcho, também foi ressaltada, para o atendimento de pessoas que não estão acostumadas às operações via aplicativos, por exemplo. 

Outros números divulgados pelo banco incluem a carteira de crédito em R$ 44,6 bilhões, crescimento de R$ 8 bilhões, equivalente a 21,7%, na comparação com junho de 2021. Já o crédito comercial pessoa física atingiu R$ 24,7 bilhões, aumento de 12,9% nos últimos doze meses, influenciada, principalmente, pelo crescimento nas operações de crédito consignado, que alcançaram R$ 19,7 bilhões em junho de 2022.


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