Banrisul lança o hub de inovação Banritech

Banrisul lança o hub de inovação Banritech

Estrutura em formato de coworking abrigará startups selecionadas que vão promover novas ideias, pesquisa, experimentação e cocriação

Cláudio Isaías

publicidade

Com o objetivo de fomentar a inovação na área financeira, o Banrisul lançou hoje o programa de aceleração de startups: o hub de inovação Banritech. A iniciativa foi idealizada em quatro pilares: o Hub.Space, o Hub.Startup, o Hub.Venture e o Hub.Education. Também foi anunciado um acordo entre o banco e o Tecnopuc para a prestação de serviços de capacitação e consultoria técnica para o desenvolvimento do programa de aceleração de startups.

A novidade fica por conta do Hub.Space, que será um espaço colaborativo com previsão de inauguração para o início de 2021, localizado no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, na rua dos Andradas, 959, esquina com a rua Caldas Júnior, no Centro Histórico de Porto Alegre. A estrutura em formato de coworking abrigará startups selecionadas que vão promover novas ideias, pesquisa, experimentação e cocriação.

A cerimônia de lançamento, que ocorreu através de uma videoconferência em uma rede social, contou com as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite, do presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, da diretoria do Banrisul, do reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), irmão Evilázio Teixeira, e do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy.

Segundo Leite, o governo do Estado quer se manter cada vez mais como referência em inovação e tecnologia. De acordo com Coutinho, o Mundo está acelerando as transformações tecnológicas muito em função da pandemia do coronavírus. "O que levaria anos para acontecer ocorreu em dias e mudou a nossa maneira de como consumimos produtos, de  como nos relacionamos com os bancos e até a nossa maneira de trabalhar que foi imposta pela pandemia", ressaltou.

O presidente do Banrisul afirmou que neste contexto o Banritech aproxima o Banrisul do ecossistema de tecnologia e inovação do Estado. "O Banritech vai amplificar as oportunidades tanto para os empreendedores quanto para o banco", ressaltou. Basicamente, o Banritech estará focado em inovações no setor de serviços financeiro. Conforme Coutinho, o banco está no meio de uma transformação digital, ou seja, realiza a mudança de grande parte das suas operações analógicas feitas em agências para transações digitais. No primeiro semestre de 2020, o banco realizou 75% das transações pelos meios digitais. "Foram feitas 170 milhões de transações feitas pelo digital o que representou 948 mil transações por dia", acrescentou.      

De acordo com Coutinho, a iniciativa consiste em oferecer um ambiente com atmosfera de inovação e direcionado ao empreendedorismo, com o intuito de inspirar profissionais que buscam uma jornada de aprendizado, colaboração, criatividade, engajamento e transformação digital para acelerar projetos por meio da metodologia ágil e foco na jornada do cliente. “Nesse espaço serão incubadas empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento - as startups - propiciando conexões com universidades, parques tecnológicos, aceleradoras e potenciais investidores”, ressaltou.

O secretário Luís Lamb afirmou que iniciativas como o BanriTech fomentam o desenvolvimento da nova economia. "O governo do Estado e o Banrisul evidenciam que a inovação está no centro das suas estratégias de desenvolvimento. Temos certeza que este é um passo muito importante. Serão geradas aqui muitas ações em prol da inovação", explicou. O reitor da Pucrs, irmão Evilázio Teixeira ressaltou que o projeto fortalece o ecossistema empreendedor da universidade e proporcionará novas conexões e oportunidades de desenvolvimento aos alunos empreendedores e de startups já constituídas no Tecnopuc. 

Além do Hub.Space, que vai  funcionar  no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Banritech terá o Hub.Startup que promoverá a inovação aberta por meio da cooperação, colaboração e cocriação entre startups, universidades, centros de pesquisa e parceiros. O programa de aceleração de startups será conduzido pelo Banrisul em parceria com o Tecnopuc, um dos maiores parques tecnológicos da América Latina e com significativa expertise em negócios com empresas inovadoras. O edital terá a previsão, inicialmente, de 30 vagas para startups fintechs, com foco em pilares estratégicos, como integração de sistemas, modelagem de agronegócio e de crédito, entre outros.

Já o Hub.Venture irá estimular ações que buscam agregar valor e potencializar resultados de startups parceiras por meio de fundos de investimento. O Banrisul já aprovou o aporte de até R$ 20 milhões no Fundo de Coinvestimento para startups inovadoras, o FIP Anjo do Bndes com recursos voltados às iniciativas no Rio Grande do Sul. Já o Hub.Education promoverá ações voltadas à cultura de inovação, capacitações, qualificação de processos, produtos e serviços para a geração de novos negócios e que apoiem os objetivos estratégicos do Banrisul, além de agregar valor ao ecossistema de inovação e ao empreendedorismo no Estado.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895