BC da China afirma que risco da Evergrande é "controlável"

BC da China afirma que risco da Evergrande é "controlável"

Empresa relacionada ao ramo imobiliário está ameaçada de ir à falência

AFP

publicidade

O Banco Central da China afirmou nesta sexta-feira 915) que o risco de contágio da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande para o setor financeiro é "controlável", rompendo o silêncio sobre os problemas da empresa, ameaçada de falência, informou a imprensa estatal.

As autoridades locais "estão fazendo um trabalho de eliminação de riscos e resolução de acordo com os princípios da lei e do mercado", afirmou Zou Lan, diretor do Banco Popular da China, de acordo com o Shanghai Securities News, meio de comunicação vinculado à agência oficial de notícias Xinhua.

As autoridades locais "estão fazendo um trabalho de eliminação de riscos e resolução de acordo com os princípios da lei e do mercado", afirmou Zou Lan, diretor do Banco Popular da China, de acordo com o Shanghai Securities News, meio de comunicação vinculado à agência oficial de notícias Xinhua. Com mais de 300 bilhões de dólares de dívida, a Evergrande está à beira do colapso, o que pode ter consequências para o conjunto da segunda economia mundial.

A crise de liquidez acontece no momento em que o setor imobiliário chinês enfrenta um maior controle das autoridades, que adotaram novas regras para evitar a especulação e o endividamento excessivo das empresas.

No começo de outubro,  grupo imobiliário suspendeu as operações na Bolsa de Hong Kong sem apresentar um motivo. A decisão foi anunciada em meio a notícias de que a incorporadora imobiliária de Hong Kong Hopson Development Holdings planeja adquirir 51% da filial de gestão de propriedades da Evergrande, uma operação que permitirá a esta última aliviar a situação financeira asfixiante.

As ações da Evergrande registraram queda de quase 80% desde o início do ano. As ações da empresa de veículos elétricos do grupo, que na semana passada desistiu de entrar na Bolsa de Xangai, não foram suspensas e registraram alta de quase 30% no fechamento da Bolsa de Hong Kong, que encerrou a jornada em queda de 2%.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895