Black Friday 2023: perfumaria, cosméticos e suplementos crescem na intenção de compra

Black Friday 2023: perfumaria, cosméticos e suplementos crescem na intenção de compra

Alimentos, games e livros também chamaram a atenção em pesquisa feita pela Google

Brenda Fernández

O consumidor tem o maior nível de confiança desde a pandemia, segundo Gleidys Saldanha, diretora de negócios para varejo da Google

publicidade

No que depender da vontade do consumidor, a Black Friday deste ano será de mais vendas para o Varejo e maior diversificação na cesta de produtos. Uma nova pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostrou que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas.

De acordo com o estudo – que ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C de todo o Brasil em julho de 2023 –, duas em cada três pessoas no país pretendem comprar produtos na temporada promocional de novembro.

Das 20 categorias analisadas pela pesquisa, 16 tiveram crescimento na intenção de compra. A categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. Eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) são outras categorias que estão atraindo maior desejo do consumidor neste ano (veja gráfico).

“A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o Varejo terá na Black Friday em 2023”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil. “Há grandes possibilidades de diversificação para o Varejo nesse ano, já que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black Friday, como a de eletrônicos.”

Antecedência nas pesquisas

Embora ainda faltem quase dois meses para a Black Friday, as buscas pelo termo ‘Black Friday’ no Brasil cresceram 24% comparado ao mesmo período de 2022. E muitas das categorias com alta intenção de compra já começam a ser pesquisadas pelos consumidores. Por exemplo, segundo a pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, em média, 6 em cada 10 brasileiros que declaram querer comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares na data promocional começam a buscar o produto com um mês ou mais de antecedência.

“Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas. E nesse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável: 91% dos consumidores pesquisam on-line antes de
comprar na Black Friday", diz Nathalia Camargo, diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895