Black Friday deve superar vendas do Natal no e-commerce

Black Friday deve superar vendas do Natal no e-commerce

Nos marketplaces, preparação começa meses antes para a última sexta-feira de novembro

Henrique Massaro

Rogério Antoniazi explicou preparação para a data dos e-commerces

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 Ao longo da semana, o número de pop-ups e banners que em sites de vendas e nas redes sociais só aumentaram anunciando os descontos de mais uma Black Friday. Para os e-commerces, a data é tão significativa que pode superar em até cinco vezes o número de vendas do Natal, por exemplo. Com a chegada do maior evento do comércio eletrônico, entenda como é a longa preparação dos marketplaces – lojas on-line onde diversos fabricantes e outras lojas vendem seus produtos – e saiba como se livrar das falsas promoções que podem surgir.

“A Black Friday para nós, hoje, movimenta mais do que todas as datas comemorativas do ano”, afirma o diretor do Grupo Infoar, Rogério Antoniazi, responsável pela WebContinental. A empresa, que foi eleita uma das cinco melhores para se comprar e um dos oito melhores marketplaces do Brasil, vem sendo preparada há mais de seis meses para a última sexta-feira de novembro. Conforme Antoniazi, a iniciativa de aderir à Black Friday começou em 2013, de forma mais tímida. No ano passado, foram 45 dias de organização e, mesmo tendo sido uma experiência positiva, ainda havia aspectos a serem melhorados.

Por isso, em 2017, desde o início de abril, a WebContinental começou a pensar na data que só ocorreria em novembro. Conforme o empresário, trata-se de um dia em que o número de acessos ao site pode chegar a aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Para isso, é necessário que a página esteja apta a receber tantas visitas ao mesmo tempo sem ocorrer problemas durante uma tentativa de compra, por exemplo. É preciso, ainda, organizar a integração de fabricantes, lojas, pagamentos e recebimentos, para que ocorra de forma instantânea. Produções midiáticas, como banners e anúncios, também são pensadas previamente. Os preparativos para 2018 já devem começar assim que essa edição terminar.

Apesar da promoção ser estendida, descontos maiores devem ser só na sexta

Em diversas lojas, as ofertas já inciaram mesmo antes da sexta-feira. Depois disso, no sábado e possivelmente em dias seguintes, ainda costuma ocorrer a pós-Black Friday, com os produtos que sobraram. Antoniazi alerta, no entanto, que os descontos mais significativos costumam ser exclusivos para a sexta-feira. A aposta dele para esse ano é que os campeões de venda, na WebContinental, sejam refrigeradores, máquinas de lavar roupas, coifas, cooktops e fornos de embutir. Durante a data, mais de 50 mil produtos diferentes devem estar disponíveis para compra.

Criada há cerca de 20 anos, a empresa do Grupo Infoar é tradicional pela venda direta de ar-condicionados. Em 2003, começou com as primeiras tentativas de e-commerce, que se estabeleceu em 2007 e hoje lidera as atividades. Há cinco anos, o leque de produtos foi aberto e, no ano passado, o empreendimento, que já recebeu o prêmio de excelência em qualidade de atendimento do Reclame Aqui, se tornou o primeiro marketplace do Sul do país. Através dele, fabricantes e lojistas podem comercializar seus produtos para clientes e também tê-los distribuídos para lojas varejistas.

Cuidados com a Black Fraude

Durante a grande data do e-commerce, há também sites que tentam se beneficiar de forma irregular. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao expôr um produto por um preço supostamente com desconto, mas que, na verdade, está sendo anunciado pelo valor original. Para não cair nesse tipo de armadilha, que ficou conhecida como Black Fraude, o diretor do Grupo Infoar dá a dica de sempre se pesquisar antes de finalizar a compra. Segundo Rogério Antoniazi, é importante buscar pela mercadoria em outras páginas para se comparar os preços e também procurar a reputação da loja no Reclame Aqui, site que reúne críticas de clientes a empresas.

Mas, por outro lado, ele aconselha que esse processo não seja demorado. O motivo é que, principalmente durante a Black Friday, a demanda é muito grande e, consequentemente, as compras costumam ocorrer rapidamente. De acordo com Antiniazi, até mesmo produtos com milhares de unidades disponíveis costumam esgotar nessa velocidade. “Se encontrou o que quer, se a empresa é bem ranqueada, se pesquisou em outros sites e o preço cabe no bolso, compre na hora”, sugere o empresário.

Dessa forma, garante, a Black Fraude poderá ser evitada facilmente. Ele também diz que, na maior parte dos casos, o cliente pode confiar mesmo que os preços pareçam muito baixos, já que os fabricantes facilitam as condições de venda com o objetivo de expôr positivamente sua marca. Além de reunir esse tipo de oferta, a WebContinental, por exemplo, reduz a sua própria margem de lucro às vezes até mesmo para zero. O motivo é o mesmo: fazer com que o consumidor tenha uma boa experiência durante a Black Friday e retorne para compras futuras.

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