Black Friday deverá resultar em R$ 1,54 bilhão

Black Friday deverá resultar em R$ 1,54 bilhão

Em Porto Alegre, estimativa é de que 20% dos estabelecimentos de shoppings participem

Karina Reif

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Na virada desta quinta para sexta-feira começa mais uma edição do Black Friday. A data já foi consagrada nos Estados Unidos como oportunidade de vendas com promoções. Várias empresas no Brasil já aderiram e, apesar das vendas de rua, o foco do negócio é o comércio pela Internet. Na Capital, um percentual pequeno do varejo de rua baixará os preços em razão da iniciativa. A maior parte das liquidações ocorrerá pelos sites das redes.

Os organizadores do Black Friday divulgaram que, no ano passado, foram movimentados R$ 424 milhões entre as 109 redes de lojas participantes. Neste ano o varejo eletrônico brasileiro espera faturar R$ 1,54 bilhão, de acordo com dados apurados pela consultoria Conversion, especializada em Internet. Um levantamento com as lojas virtuais mostrou que elas deverão registrar 5,2 milhões de pedidos durante o Black Friday 2014, aproximadamente 61 encomendas por segundo. O volume de transações na data poderá representar 4% de todas as compras do ano (133 milhões).

O CEO da Conversion, Diego Ivo, assegura que o Black Friday é a data mais importante do e-commerce no Brasil. “Os consumidores estão cada vez mais interessados no evento”, declara. Mesmo assim, muitos preferem procurar as lojas físicas e também conseguem aproveitar a queda de preços do Black Friday.

Vanuza Amaral Oliveira, 39 anos, que trabalha com produção de alimentos, comprou uma máquina de lavar que custava originalmente R$ 2,4 mil por R$ 1,8 mil no evento do ano passado. “O problema é que era a última e estava arranhada. Por isso não pude trocar. Mesmo assim valeu a pena. Eu participaria da promoção outra vez”, contou. Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre com lojistas da Capital indica que 50% dos estabelecimentos consultados oferecerão produtos em oferta no Black Friday.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Gustavo Schifino, a estimativa é de que até 20% dos estabelecimentos de shoppings participem. “É uma oportunidade de equilibrar o estoque. Apesar de estar muito relacionada ao varejo online, os lojistas estão precisando repor a expectativa de vendas que deixou de ocorrer nos períodos da Copa do Mundo e das eleições”, disse.

Procon faz alerta sobre fraudes

As 24 horas do Black Friday representam boas oportunidades para adiantar as compras de Natal ou para adquirir eletrodomésticos com preços mais acessíveis. Mas se o consumidor não ficar atento aos seus direitos, pode cair na “Black Fraude”, como o evento foi apelidado na Internet.

Conforme a diretora executiva do Procon da Capital, Flávia do Canto Pereira, uma pesquisa de preços pode evitar armadilhas. É aconselhado verificar se os descontos correspondem à redução de valores praticados. Outro alerta é para as vitrines: “Se nas vitrines estão expostos cartazes divulgando, por exemplo, um desconto de 70% sem discriminar o produto, o desconto é válido para a loja toda”.

“Telas” impressas comprovam compra

Se o consumidor for comprar pelo site das lojas, é aconselhável imprimir e salvar todas as telas que comprovam a compra do produto, além de guardar os comprovantes de quitação do débito. Flávia do Canto Pereira, diretora executiva do Procon Porto Alegre, lembra que os porto-alegrenses podem encaminhar denúncias de vendas com irregularidades na Rua dos Andradas, 686, das 12h às 18h, ou pelo telefone (51) 3289-1774. Reclamações também são feitas pelo site.


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