Economia

Bolsas europeias fecham em queda, puxadas por bancos

Perdas vieram depois de os investidores terem a primeira chance de reagir aos resultados dos testes de estresse

As bolsas europeias fecharam em queda, pressionadas pelo setor bancário em consequência da decepção com os resultados dos testes de estresse divulgados na sexta-feira, que não levaram em conta os piores cenários de risco. Na Bolsa de Milão, os negócios com algumas ações de bancos chegaram a ser suspensas depois de terem fortes baixas. O índice Stoxx Europe 600 caiu 1,8%, para 262,10 pontos.

Os bancos despencaram, com destaque para ING Group, que recuou 7,1% em Amsterdã, e Intesa Sanpaolo, que perdeu 6,5% em Milão. Na bolsa italiana, as ações do UniCredit e do Monte dei Paschi di Siena tiveram os negócios com suas ações suspensos por algum tempo e terminaram o dia com quedas de 6,36% e 7,22%, respectivamente. O índice FTSE MIB de Milão caiu 3,06%, para 17.885,74 pontos.

As perdas vieram depois de os investidores terem a primeira chance de reagir aos resultados dos testes de estresse, que foram divulgados após o fechamento das bolsas na sexta-feira. A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) afirmou que oito bancos fracassaram nos testes e que a deficiência de capital é de 2,5 bilhões de euros.

O veredicto geral dos analistas foi de que os testes não tiveram credibilidade. Muitos viram as hipóteses como muito bondosas e criticaram os testes por não incluírem o cenário de um default (moratória) da Grécia, que está se tornando cada vez mais provável.

Na Bolsa de Londres, Royal Bank of Scotland Group caiu 6%, Barclays cedeu 7% e Lloyds Banking Group recuou 7,5%. Essas perdas pesaram sobre o índice FT-100, que fechou em baixa de 1,55%, aos 5.752,81 pontos.

O índice DAX da bolsa de Frankfurt declinou 1,55%, para 7.107,92 pontos, pressionado pelas quedas de 3,5% do Deutsche Bank e de 4,6% do Commerzbank. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 2,04%, para 3.650,71 pontos, com as ações dos bancos Société Générale e BNP Paribas caindo 5,5% e 3,6%, enquanto a seguradora AXA cedeu 5,4%.

O PSI-20 de Lisboa recuou 2,55%, para 6.560,71 pontos, e o Ibex-35 de Madri perdeu 1,44%, para 9.347,80 pontos. São cada vez maiores as preocupações com um contágio da crise da Grécia na Espanha e na Itália. Hoje o yield (retorno ao investidor) dos bônus de 10 anos da Espanha superou 6,30% pela primeira vez desde a introdução do euro.

O yield (taxa de retorno) dos bônus de 10 anos da Itália superou 6%, levando o spread (prêmio) com relação aos bunds alemães à máxima na era do euro de 336 pontos-base, antes de recuar para 5,96% no fim da tarde na Europa, de acordo com a Tradeweb. As informações são da Dow Jones.

Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio