Bosch responsabiliza Volks por manipular emissão de gases poluentes
Empresa teria alertado montadora sobre irregularidade em 2007
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Em comunicado de imprensa, a Bosch explica que, como é habitual na indústria auxiliar ao setor automobilístico, os componentes são fornecidos segundo as especificações do fabricante de automóveis. A forma de calibragem e integração destes sistemas nos veículos completos é da responsabilidade de cada fabricante de automóveis, adianta o texto.
A imprensa alemã revelou nesta segunda-feira que a Bosch advertiu o grupo Volkswagen, em 2007, sobre o fato de o software que avalia emissões de poluentes ter sido desenvolvido apenas para testes e que a utilização dele na estrada era ilegal.
Quatro anos mais tarde, em 2011, a Volkswagen também foi avisada por um engenheiro do grupo sobre as práticas ilegais nos testes de emissões, segundo um relatório citado na edição de domingo do diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, que respondia nesse momento a uma investigação interna.
A tecnologia desenvolvida pela Bosch é utilizada nos motores "EA189" utilizados em 11 milhões de veículos das marcas Audi, Seat, Skoda e Volkswagen ainda que, por enquanto, apenas a marca Volkswagen tenha identificado cinco milhões de unidades em todo o mundo. As demais marcas ainda não revelaram o número de veículos que incluem o software, tecnicamente denominado como defeat device, que altera os dados das emissões quando um veículo está sendo submetido a testes de emissões e modifica o regime de funcionamento do motor para produzir menos gases poluentes.
O desvio está centrado nos óxidos de nitrogênio, um elemento extremamente visado nas normas de emissões poluentes dos Estados Unidos em comparação com o das normas europeias (Euro5). As normas na Europa, no entanto, foram substituídas em 1º de setembro pela Euro6, agora muito mais exigente. Nos Estados Unidos, o limite admitido é de 48 miligramas por quilômetro, enquanto o do Euro5 admitia 160 miligramas. A quantidade foi reduzida para 80 miligramas no novo conjunto de normas Euro6.