Economia

Brasileiro está entre os cinco candidatos à direção-geral da OMC

Decisão final deve sair no dia 29 de maio

O brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, está entre os cinco que disputam o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Também concorrem ao posto Herminio Blanco (México), Taeho Bark (Coreia do Sul), Mari Elka Pangestu (Indonésia) e Tim Groser (Nova Zelândia). Ainda restam mais duas etapas. A decisão final é esperada para o dia 29 de maio.

O nome que obtiver mais apoio entre os integrantes da OMC será o escolhido para ocupar o cargo de diretor-geral. O processo de escolha é conduzido de tal maneira que se obtenha um nome de consenso, não há voto. A escolha será em três etapas. Cada um dos 159 países que integram o órgão vota em quatro nomes.

Nesta primeira fase, foram eliminados John Kwadwo Kyerematen (Gana), Anabel González (Costa Rica), Amina C. Mohamed (Quênia) e Ahmad Thougan Hindawi (Jordânia). Na próxima etapa da seleção, nos dias 16 a 25 de abril, mais três serão eliminados do processo de escolha.

Para a fase final, ficarão apenas dois candidatos. A candidatura de Azevêdo está presente nas reuniões do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com autoridades estrangeiras. O Brasil busca apoio entre os vizinhos, os aliados e nos blocos dos quais faz parte, como o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Desde o lançamento de sua candidatura, em 28 de dezembro de 2012, Azevêdo foi a 46 países-membros da organização para apresentar suas propostas. Ele esteve na América do Sul e na Europa, na América Central, no Caribe e na África, assim como na Ásia, na América do Norte e no Oriente Médio.

Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio