Economia

Brics criarão fundo virtual comum de reservas para casos de crise

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul buscam garantir confiança do mercado para evitar recessões

Brics criarão fundo virtual para auxiliar os demais em crises
Brics criarão fundo virtual para auxiliar os demais em crises Foto : Roberto Stuckert Filho / PR / CP
Líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, do bloco chamado Brics, informaram nesta segunda-feira que vão colocar suas reservas à disposição para os demais no caso de dificuldades financeiras. As nações ainda definem as melhores formas de implementar o sistema e o tamanho da contribuição de cada uma delas. Será um fundo virtual, disponibilizado por cada país quando for necessário, de acordo com o ministro de Fazenda, Guido Mantega.

Os Brics não discutiram quanto cada um vai colocar no fundo virtual, mas aqueles com reservas maiores contribuirão mais, afirmou o ministro. O arranjo permitirá aos bancos centrais fazerem empréstimos emergenciais para ajudar a manter os mercados com liquidez. "Esse é um passo na direção do aumento na confiança", frisou Mantega após encontro dos líderes, realizado antes da reunião formal do G-20. "Esse é o tipo de mecanismo que fortalece as finanças internacionais."

O aumento da confiança é um esforço necessário porque a economia global está piorando e os países europeus não conseguem convencer os mercados financeiros que suas soluções funcionarão, conforme o ministro. Segundo ele, economias em todo o mundo precisam de mais estímulo e gastos com investimentos para alavancar o crescimento e reconquistar a confiança dos mercados e da população.

Os países emergentes querem que o G-20 endosse mais este tipo de gasto, mas não está claro ainda se isso acontecerá. "Vai depender dos países desenvolvidos", explicou o ministro. "Esperamos que os países avançados adotem mais medidas de estímulo." Os países concordaram também com o aumento de suas contribuições para o Fundo Monetário Internacional (FMI), para dar à instituição mais poder de fogo para ajudar os países em dificuldades financeiras. Quatro dos cinco integrantes do Brics já decidiram valores e datas, e podem anunciar as medidas durante a reunião do G-20.



Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio