Brinquedos e eletrônicos são os mais procurados para o Dia das Crianças

Brinquedos e eletrônicos são os mais procurados para o Dia das Crianças

Sindilojas prevê crescimento de 9% nas vendas em comparação a 2010

Correio do Povo

Indústria brasileira de brinquedos faturou R$ 3,1 bilhões em 2010

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Faltando pouco para o Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, o comércio já verifica movimento nas lojas na busca pelo presente preferido dos pequenos. Brinquedos e eletrônicos despontam entre os itens mais desejados, com destaque para os games, celulares e os tablets. Porém, roupas e calçados têm a preferência das mães, tias e avós. Para atender a esse mercado, não faltam produtos, preços e facilidades de pagamento.

O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da Capital, Ronaldo Sielichow, disse que o varejo mantém boas condições de compra para os clientes. "Nossa projeção é de crescimento de 9% nas vendas frente ao ano anterior no mesmo período."

De acordo com levantamento da Abrinq, a indústria brasileira de brinquedos faturou R$ 3,1 bilhões em 2010, um avanço de 11% sobre o exercício anterior. A meta para este ano é crescer mais 15%, principalmente em função dos novos produtos.

Preços sobem menos que a inflação

Uma boa notícia para o Dia da Criança que se aproxima: em comparação com o ano passado, os preços de produtos e serviços para comemorar a data em 2011 subiram menos que a inflação. Entre outubro do ano passado e setembro deste ano, a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getulio Vargas (IPC/FGV) ficou em 7,14%. O número está acima da média de variação dos produtos e serviços orientados para as crianças, com alta de 6,98%.

Apesar do aumento menor, alguns itens em especial tiveram elevações acima da inflação média. Entre eles estão as bonecas (10,99%) e as roupas (10,94%). Em um estudo realizado pelo economista André Braz, bolas (-18,64%), videogames (-10,56%) e aparelho celular (-8,99%), em contrapartida, registraram queda em comparação com os preços praticados em 2010. "Isso significa que os produtos de origem tecnológica estão em uma situação muito vantajosa e com preços cada dia mais acessíveis para os consumidores", afirmou o especialista.


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