Caixa prevê aumento da demanda por financiamentos para compra da casa própria

Caixa prevê aumento da demanda por financiamentos para compra da casa própria

Presidente Jorge Hereda fez uma previsão de alta entre 10 e 15% do PIB

Agência Brasil

publicidade

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, fez nesta sexta-feira uma previsão de alta na demanda por financiamentos para a compra da casa própria nos próximos anos, cujo valor deve ficar entre 10% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas geradas no país. "Nós saímos da média 1,6% de participação em relação ao PIB para os atuais 8,6%", destacou.

Na avaliação dele, como existe uma demanda de consumidores com potencial para tomar crédito e uma carência por imóveis, as contratações vão continuar em expansão. Porém, Hereda reconhece que o ritmo dos negócios tende a ser mais lento. O presidente da Caixa defendeu maior disponibilidade de recursos também nas demais instituições. Até março, a Caixa assinou mais de 349 mil contratos habitacionais no valor total de R$ 25,32 bilhões. Só os desembolsos por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida somaram, desde o seu lançamento, 3,3 milhões de unidades.

Hereda concedeu as informações ao participar da cerimônia de abertura da décima edição do Feirão Caixa da Casa Própria, no Parque Anhembi. O evento vai até o próximo domingo na capital paulista. Nesta sesta-feira,, bem antes de serem abertos os portões, formou-se uma imensa fila de interessados nas ofertas que englobam mais de 147 mil imóveis na capital, na Grande São Paulo e na Baixada Santista.

Do total, 33 mil são novos e 114 mil usados e há ofertas desde as mais populares até construções mais caras. O maior valor chega a 5,6 milhões de dólares. Grande parte dos interessados foi ao feirão em busca de uma moradia vinculada ao Programa Minha Casa, Minha Vida, cujo teto financiado é R$ 190 mil. O evento reúne 83 construtoras, 57 imobiliárias, além de corretores.

Nas 13 cidades que receberão o Feirão Caixa da Casa Própria, neste mês de maio, serão mobilizadas 560 construtoras, em torno de 500 correspondentes imobiliários da Caixa, além de 340 imobiliárias. A expectativa é negociar mais de 370 mil unidades. Entre os próximos dias 16 e 18, o evento ocorrerá em Brasília, Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. No período de 23 a 25, será a vez de Campinas (SP), Florianópolis, Porto Alegre e Uberlândia (MG).


Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895