Calor deve aumentar demanda de energia em 7,3% na Região Sul em outubro

Calor deve aumentar demanda de energia em 7,3% na Região Sul em outubro

ONS prevê elevação de 6,2% no País em relação ao mesmo período de 2022

Correio do Povo

Calor leva ao maior consumo de energia em 5 anos, diz ONS

publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou boletim em que prevê um aumento da demanda energia elétrica no Brasil em função das altas temperaturas previstas para outubro. No País, a estimativa é de um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2022.

A Região Sul terá a segunda maior alta do Brasil, com 7,3%, atrás apenas da Região Norte (10,6%). A região udeste/Centro-Oeste (6,2%) e a Nordeste (3%) completam o quadro. 

A análise leva em consideração que as temperaturas médias previstas para outubro de 2023 são, em grande parte do País, maiores que o normal para esta época do ano.

O ONS avalia também que o acúmulo de água dos reservatório das redes hidrelétricas está diferente do padrão - por sorte, com valores acima da média, atingindo os níveis necessários para suprir a subida da demanda.

“Tivemos um período de forte elevação da demanda por carga e a resposta do(Sistema Interligado Nacional) SIN a esse crescimento foi positiva, com a garantia de atendimento. Estamos atentos aos próximos meses, em especial o período do Verão, cujas temperaturas médias devem ser mais elevadas. Mesmo assim, temos um cenário geral favorável, com os reservatórios em bons níveis. A perspectiva é que, quando entrarmos na estação chuvosa, estaremos numa situação bem mais confortável que a de anos anteriores”, diz Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.

De acordo com a ONS, três subsistemas têm níveis estimados de Energia Armazenada (EAR) superiores a 60% para o final de outubro: Sul (95,8%), Sudeste/Centro-Oeste (66,5%) e Nordeste (61,3%). Se o indicador do Sudeste/Centro-Oeste se confirmar, região que concentra 70% dos reservatórios mais relevantes para o SIN, será o melhor outubro desde 2009 (69,2%) e 17 p.p. superior a outubro de 2022. A EAR prevista para o subsistema Norte é de 57,6%.

 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895