Carne bovina ficará mais cara nos próximos dias

Carne bovina ficará mais cara nos próximos dias

Costela poderá subir até 10%, segundo a Agas

Correio do Povo

publicidade

Um dos produtos mais vendidos pelos supermercados gaúchos em datas festivas, a carne bovina, ficará mais cara neste Dia das Mães. A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que aponta a grande procura, a diminuição da oferta e a reserva de mercado criada pela portaria 47/2011, da Secretaria Estadual da Agricultura, como os principais fatores para a alta no preço, que poderá ser de até 10% nos cortes com osso.

O documento determina a necessidade de um pedido prévia para trazer carne com osso de outras regiões do Brasil, além de uma nova inspeção federal na chegada do produto. Já que apenas os maiores grupos do setor supermercadista do Estado possuem entrepostos com inspeção federal ou estadual, os principais prejudicados com a medida são as pequenas e médias empresas.

Segundo Longo, em datas como o Dia das Mães, 70% da costela de gado consumida é procedente de outros estados. Com os mercados do frango, suínos e leite, por exemplo, a situação é inversa. “O que acontecerá se, em retaliação a esta portaria da carne, o estado de São Paulo aumentar o imposto sobre o leite do Rio Grande, já que 40% da produção gaúcha é destinada ao mercado paulista?”, alerta o dirigente. “O Governo não pode beneficiar apenas um segmento, colocando em risco o futuro de todo o setor primário e estabelecendo dificuldades e condições desiguais de competitividade para o pequeno e médio varejo”, conclui o presidente da Agas.

Apesar disso, a Agas projeta um crescimento de 7% nas vendas perto do dia 13 de maio, que deve movimentar todo o comércio gaúcho. Além do churrasco e das bebidas, estão na lista dos itens mais procurados para as comemorações em família, por exemplo, itens de padaria e confeitaria, massas, espumantes, verduras e frutas. Entre os presentes mais procurados estão as roupas, artigos de beleza e perfumes.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895