Casarão da Instituição Pia Chaves Barcellos ganha tintas para revitalização

Casarão da Instituição Pia Chaves Barcellos ganha tintas para revitalização

Construção centenária no alto do bairro Rio Branco será a nova sede de uma escola sem fins lucrativos

Correio do Povo

Imóvel foi construído com a promessa de ser um local para acolher e educar jovens órfãs e carentes

publicidade

Erguido em 1923 no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, o casarão da Instituição Pia Chaves Barcellos se prepara para receber uma revitalização. A PPG, por meio da marca Tintas Renner, fez uma doação para ajudar na pintura do casarão histórico. Em breve o local será sede da escola Pampeano, entidade sem fins lucrativos vinculada ao Fomento de Centros da instituição espanhola Enseñanza.

O espaço terá capacidade para atender mais de 1 mil alunos, proporcionando uma maior oferta de atividades recreativas e esportivas. Com 1.416 metros quadrados distribuídos em quatro andares, o casarão foi originalmente construído após a morte de Pedro Chaves Barcellos, que havia prometido um local para acolher e educar meninas órfãs e carentes.

A família doou o orfanato-escola à Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que abrigou meninas até 2005. As reformas já estão em andamento com a pintura das salas de aula e paredes externas do prédio. O edifício também passou por melhorias, como a instalação elétrica e a colocação de novas portas, assim como novos pisos de madeira e porcelanato. Na área externa, uma nova escadaria foi construída para facilitar o acesso às quadras poliesportivas, entre outras melhorias.

“Com mais esta oportunidade, a PPG, por meio da Tintas Renner, reforça seu compromisso em embelezar a cidade e proporcionar à comunidade acesso a obras públicas inspiradoras, trazendo um ambiente de valorização do patrimônio histórico das regiões onde atua”, diz Marcelo Diniz, diretor de negócios para Tintas Arquitetônicas América Latina e América Central.

A Tintas Renner também esteve envolvida em outros projetos relevantes para Porto Alegre. Entre eles, está a revitalização do Paço Municipal, o Mural Lutz, em homenagem a José Antonio Lutzenberger, e o mural dedicado à ginasta Daiane dos Santos, no Centro Histórico da cidade. A empresa ainda participou da renovação da Casa de Cultura Mário Quintana, e está conectada à arte urbana de grande escala, como evidenciado no Projeto de Incentivo à Arte Urbana, liderado pela ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus).


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895