CEEE coloca em operação maior subestação da sua área de concessão

CEEE coloca em operação maior subestação da sua área de concessão

SE Porto Alegre conta com dois transformadores de 50 MVA de potência e 32 alimentadores

Jessica Hübler

SE Porto Alegre conta com dois transformadores de 50 MVA de potência e 32 alimentadores

publicidade

A CEEE Distribuição já colocou em operação a maior subestação (SE) de toda a sua área de concessão. A SE Porto Alegre 7 faz parte do Programa Pró Energia RS e conta com dois transformadores de 50 MVA (megavolts-ampère) de potência e 32 alimentadores (redes de média tensão, que leva a energia da subestação para a rede de distribuição dos consumidores) de 13,8 kV (kilovolts), que estão, gradativamente, sendo conectados. O valor total do projeto, que inclui também a já implantada Linha de Transmissão subterrânea de 69 kV (quilovolts) entre as Subestações Porto Alegre 9 e Porto Alegre 7, com seis quilômetros de extensão, é de R$ 47,9 milhões.

A instalação está pronta para ser ampliada com mais um transformador de 50 MVA, totalizando, no futuro, uma capacidade de 150 MVA de potência, o que permitirá atender o crescimento da demanda na região Central da capital gaúcha. A obra melhora a qualidade da energia para aproximadamente 110 mil clientes dos bairros Centro, Floresta, Independência e Navegantes. Entre os beneficiados estão: o Hospital Moinhos de Vento, a Santa Casa de Misericórdia, o Beneficência Portuguesa, a rodoviária, a prefeitura da Capital, o centro administrativo do Estado, o Palácio Piratini, a Assembleia Legislativa, a região do Centro Histórico e arredores. Além disso, também terá possibilidade de disponibilizar carga para o crescimento do mercado, em especial nesses bairros, nos próximos anos.

Para o presidente do Grupo CEEE, Urbano Schmitt, esse é um importante acréscimo de qualidade que a Companhia disponibiliza para seus clientes. “Preocupada com o futuro, a CEEE já deixou a subestação pronta para receber um terceiro transformador que permitirá ampliar em mais 50% a capacidade da unidade. É um empreendimento do tamanho que Porto Alegre merece”, avaliou. O conjunto do projeto foi construído com recursos oriundos de financiamentos da Companhia junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895