CEEE estima economia de energia de 0,7% com horário de verão

CEEE estima economia de energia de 0,7% com horário de verão

Percentual deve representar o consumo de uma cidade com aproximadamente 40 mil habitantes

Correio do Povo

Percentual 0,7% deve representar o consumo de uma cidade com aproximadamente 40 mil habitantes

publicidade

A CEEE distribuição estima que o horário de verão gerou uma economia de energia consumida nos últimos 126 dias foi de 0,7%. O que representaria o consumo de uma cidade de aproximadamente 40 mil habitantes.

Com a economia, seria possível abastecer um município do porte de Charqueadas, Dom Pedrito ou Torres pelo mesmo período do horário diferenciado. Segundo a CEEE, a estimativa inicial é que tenha ocorrido uma economia de 5,1% da demanada na ponta máxima noturna do sistema.

Esses números ainda precisam ser oficializados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por efetuar este controle. Na temporada passada, entre o fim de 2015 e o início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade no país em 2,6 mil megawatts (MW), ou 4,5% do consumo médio.

O Ministério de Minas e Energia (MME) estimava ganhos de R$ 147,5 milhões no início do horário. O valor é calculado com o que é evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895