Economia

Celebração dos 90 anos do Crea-RS e premiação dos Engenheiros do Ano lotam o Theatro São Pedro

Mérito Farroupilha também foi concedido pela ALRS ao Crea-RS durante o evento realizado na noite de quarta-feira

Medalha Mérito Farroupilha foi entregue pelo presidente da ALRS, Adolfo Brito, à presidente do Crea-RS, Nanci Walter
Medalha Mérito Farroupilha foi entregue pelo presidente da ALRS, Adolfo Brito, à presidente do Crea-RS, Nanci Walter Foto : Fabiano do Amaral

Em uma noite marcada pela celebração da engenharia gaúcha, o Theatro São Pedro em Porto Alegre foi palco de um grande evento, com reconhecimentos importantes: a comemoração dos 90 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e a premiação dos Engenheiros do Ano pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS).

A presidente do Crea-RS, Nanci Walter, destacou a importância da data e a emoção de celebrar os 90 anos da instituição. “Hoje a gente está comemorando os 90 anos do Crea-RS, que teve seu aniversário em 30 de maio, em meio às enchentes. Por isso, todas as homenagens realizadas aqui causam tantos significados que eu ficaria em dúvida em dizer qual o mais importante”, disse.

Para Nanci, um dos principais objetivos do evento foi reconhecer os voluntários. Além disso, o Conselho também homenageou funcionários que fizeram adesão ao plano de demissão incentivada, após terem trabalhado mais de 40 anos. O funcionário mais antigo, Luiz Jacomini Righi, que também foi o responsável por cantar o Hino Nacional à capela, também recebeu um reconhecimento especial.

A noite também foi marcada pela entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria do Legislativo gaúcho, à presidente do Crea-RS, A homenagem reconhece o trabalho da instituição e sua contribuição para o desenvolvimento do Estado, especialmente diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.

A entrega do reconhecimento foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adolfo Brito. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também esteve presente e fez um discurso em homenagem aos engenheiros.

Na sequência, a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizou a premiação dos Engenheiros do Ano de 2024. O presidente da Sergs, Walter Lídio Nunes, destacou a importância da premiação para reconhecer o trabalho de profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. "A proposta é pegar engenheiros que tiveram uma atuação dentro da sociedade pela introdução da tecnologia como uma ferramenta de transformação social que melhora a qualidade de vida da sociedade", afirmou.

Os engenheiros homenageados pela Sergs foram escolhidos por suas contribuições em diversas áreas, como infraestrutura, saneamento básico e gestão de projetos. A escolha dos premiados levou em consideração o impacto de seus trabalhos na sociedade.

Premiação Engenheiro do Ano

Setor privado:

  • Rafael Sacchi - Presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot-RS); diretor-presidente da RGS Engenharia S.A e diretor da Urbana – PPPs. e Concessões
  • Norton Albrecht Quites - diretor da Estaq Sondagens e Fundações.

Setor público:

  • José Carlos Keim - diretor de Projetos e Obras Viárias da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre
  • Maurício Loss - Diretor-Geral do DMAE.
Engenheiro do Ano | Foto: Fabiano do Amaral

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio