As senhas foram distribuídas na noite dessa quinta-feira e na manhã de hoje e muitos motoristas chegaram cedo para garantir a sua. O eletricista Jorge Oliveira, um dos primeiros a abastecer, afirmou que ver o peso dos tributos provoca tristeza. Dono de uma empresa, ele lembrou que se os impostos fossem menores, seria possível prestar serviços com preços reduzidos. "O valor dos impostos acaba tendo que ser repassado ao consumidor, caso contrário, o prejuízo ficará comigo".
A distribuição prévia de senhas fez com que não houvesse formação de longas filas, assim como ocorreu nos anos anteriores. A ação integrou as comemorações nacionais do Dia da Liberdade de Impostos, celebrado neste 25 de maio. As atividades foram organizadas pelo Instituto Liberdade e pela Associação da Classe Média (Aclame), com apoio do Instituto de Estudos Empresariais, da Organização Ordem Livre e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Segundo o presidente do Instituto da Liberdade, Henri Chazan, a ideia é que a população tenha consciência do grande impacto dos impostos e que paga. Ele lembrou que estabelecer uma data específica para o movimento teve origem nos Estados Unidos. A diferença é que lá o dia é comemorado no início de março e a carga tributária é de 20%.
"Enquanto isso, no Brasil, o trabalhador tem que trabalhar cada vez mais para pagar os impostos", explicou, lembrando que em 2004 o dia foi celebrado em 15 de maio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cerca de 40% de tudo que é produzido no País é consumido pela alta carga tributária. Assim, são necessários 145 dias em um ano apenas para esses pagamentos.