China assinará acordo comercial parcial com EUA em 15 de janeiro

China assinará acordo comercial parcial com EUA em 15 de janeiro

Vice-primeiro-ministro Liu He estará em Washington para selar acerto

AFP

Liu He deverá ir a Washington para assinar acordo parcial com os Estados Unidos

publicidade

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, estará em Washington de 13 a 15 de janeiro para assinar o acordo preliminar que estabelece uma trégua na guerra comercial entre China e Estados Unidos - confirmou o Ministério chinês do Comércio nesta quinta-feira. 

Em 31 de dezembro passado, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que em 15 de janeiro, na Casa Branca, seria assinado o acordo parcial concluído com a China, após meses de confronto e de aplicações mútuas de aumento das tarifas. Até agora, Pequim não havia confirmado a assinatura do acordo.

Na mesma ocasião em que anunciou a assinatura do acordo parcial, Trump também comentou que irá à China para completar a "fase dois" do acordo. O presidente norte-americano, no entanto, não deu mais detalhes do que ocorrerá neste segundo encontro. A cerimônia acontecerá na presença de altos representantes de Pequim, disse o milionário republicano, sem dar mais detalhes.

Segundo Washington, o acordo inclui avanços na transferência de tecnologia, além de melhor acesso ao mercado chinês para empresas do setor financeiro. Também afirma que Pequim comprará 200 bilhões de dólares em produtos americanos por um período de dois anos a partir de uma referência em 2017. Em 2017, antes do início da guerra comercial, os EUA exportaram 130 bilhões em bens do gigante asiático. Em troca dos compromissos chineses assumidos em meados de dezembro, o governo Trump desistiu de impor novas taxas. E, de acordo com os termos do acordo, também concordou em cortar os impostos anunciados em 1º de setembro, mais da metade dos US$ 120 bilhões em importações do gigante asiático.

Desde março de 2018, Pequim e Washington impuseram tarifas recíprocas de centenas de bilhões de dólares a suas mercadorias, o que está afetando seriamente os indicadores da China e desacelerando a economia mundial. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895