A economia chinesa ficou atrás apenas do resultado dos Estados Unidos, posição que o Japão ocupava desde 1968. "Como nação vizinha, saudamos a rápida progressão da economia chinesa", declarou o ministro japonês de Política Econômica e Orçamentária, Kaoru Yosano. "Isto pode ser o sustento de um desenvolvimento da economia regional, ou seja, a Ásia oriental e do sudeste", completou. A China registra há vários anos um índice de crescimento próximo ou superior a 10%. O PIB aumentou 10,3% em 2010.
O PIB chinês superava o do Japão desde o segundo trimestre, mas a economia nipônica registrou uma vantagem sólida no primeiro e, portanto, não era certo que a China teria capacidade de superar o vizinho no conjunto de 2010, antes do anúncio desta segunda-feira.
A economia do Japão, profundamente afetada pela recessão econômica mundial em 2008 e 2009, se recuperou em 2010, com um crescimento de 3,9%, mas o resultado não permitiu manter a segunda posição diante de uma China em pleno auge.