Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã, no Sul do Estado

Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã, no Sul do Estado

Fábrica de caminhões deve gerar mais de 600 empregos na região

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã

publicidade

A comitiva de executivos chineses da Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company – braço da gigante chinesa Dongfeng Motos Corporation – anunciou, nesta terça-feira, a instalação de uma montadora de caminhões em Camaquã, no Sul do Estado. Os empresários chegaram ao Rio Grande do Sul há uma semana e desde então viajaram para Santa Maria, Tapes e Camaquã, para analisar o melhor local para receber a fábrica.

O investimento inicial dos asiáticos será de cerca de R$ 185 milhões. A previsão é de gerar 200 empregos na implantação da fábrica e 455 postos de trabalho na operação. Durante o anúncio, em cerimônia no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro destacou que o Estado está preparado para receber este e outros investimentos. "Temos trabalhadores qualificados que vão nos permitir dar um salto de crescimento com o reforço da nova Política Industrial", afirmou.

A empresa chinesa espera que, em um prazo máximo de três meses, esteja em condições de operar no Brasil. A companhia acredita que em dez meses possa erguer as instalações em uma área de 100 hectares do município. "Fizemos uma opção técnica por Camaquã, por questões de logística e de suprimentos (fornecedores)", justificou a presidente da empresa, Lian Bing Yun, agradecendo a acolhida nos municípios visitados. Lian ressaltou que também ficou impressionada com o que viu em Santa Maria. "Na China, manteremos reuniões com outros grupos de investidores e relataremos as potencialidades apresentadas por esta cidade", garantiu.

Segundo a montadora, a previsão é de que em um ano e meio a fábrica entre em efetiva operação, inicialmente com uma produção de cinco mil veículos por ano, com a meta de atingir 20 mil unidades em cinco anos. A empresa chinesa possui mais de 120 mil empregados, e registra um faturamento anual de US$ 29 bilhões.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895