CIEE-RS comemora 50 anos de integração dos jovens no mercado

CIEE-RS comemora 50 anos de integração dos jovens no mercado

Instituição calcula em 2,3 milhões de pessoas beneficiadas pelos serviços

Correio do Povo

Centro projeta ainda mais ações para garantir acesso às posições de aprendiz

publicidade

A importância do trabalho que o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) faz desde 28 de abril de 1969 foi destaque na comemoração dos 50 anos da instituição, realizada na terça-feira no Teatro do CIEE-RS em Porto Alegre. De acordo com o presidente Marivaldo Antonio Tumelero, o CIEE-RS beneficiou mais de 2,3 milhões de pessoas neste período. "Temos na área do Aprendiz, que iniciamos em 2009, já chegamos a 44 mil aprendizes colocados no mercado de trabalho. Hoje temos 10 mil aprendizes e aumentando cada vez mais o número de jovens que entram para ter oportunidade de trabalho e estágios também", afirmou o presidente.

Segundo ele, hoje 46 mil jovens, em todo o Estado, estão atuando no mercado de trabalho através do CIEE-RS. "É a grande oportunidade que eles precisam. Nós trabalhamos com jovens que estudam e com isso aproveitamos, além deste conhecimento que eles têm, mais o que o CIEE-RS dentro do seu conhecimento coloca, ensina e orienta eles para o mercado de trabalho, e fazemos essa colocação. O empresário ou o órgão público solicita os jovens, é feito todo o processo de seleção e nós os indicamos", explicou.

O principal foco do CIEE-RS segue nos programas sociais. "Já temos um programa muito importante junto ao governo do Estado, que é o Pode, que trabalha com jovens que já cumpriram seu período na Fase e voltam para suas residências. Estes jovens, que aderem ao programa, tem se observado que 6% reincidem. Os que não aderem ao programa, mais de 32% reincidem. Então é uma iniciativa de cunho social muito importante, esta é a nossa missão", enfatizou.

Durante seu discurso na cerimônia, o presidente relembrou a época de fundação do CIEE-RS. "Naquela época, essas pessoas acreditaram que era absolutamente necessário diminuir a distância e o descompasso entre a educação e o trabalho. O CIEE, nada mais é, do que a tomada de consciência de um grupo de lideranças e entidades representativas da sociedade gaúcha, que foi apoiado de perto por entidades educacionais de nosso Estado", afirmou.

Atualmente o CIEE-RS conta com 10 unidades regionais de atendimento aos 497 municípios do RS, mais de 50 mil empresas conveniadas e mais de duas mil instituições de ensino conveniadas. 

O superintendente executivo do CIEE-RS, Luiz Carlos Eymael, disse que a instituição celebra os 50 anos com a comunidade e renova o compromisso de continuar colaborando para a ampliação de competências de jovens e também adultos em busca de novas oportunidades. "Em cinco décadas a instituição marca sua atuação pela geração de oportunidades e desenvolvimento de iniciativas socioeducativas voltadas para a integração do jovem ao mundo do trabalho, estamos contribuindo para a criação de infinitas oportunidades", enfatizou.

Diversas autoridades acompanharam a cerimônia de comemoração dos 50 anos do CIEE-RS, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Luís Augusto Lara (PTB), representando o Ministério Público do Estado, esteve presente a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, a presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, entre outros.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895