Cobrança de tarifa por bagagem promove "turismo de mochila", diz presidente da Anac

Cobrança de tarifa por bagagem promove "turismo de mochila", diz presidente da Anac

Para João Ricardo Botelho, ideia é oferecer tarifas mais baratas e promover a inclusão social

AE

A cobrança de tarifa por bagagem foi suspensa por liminar da Justiça

publicidade

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho, voltou a defender a cobrança de tarifa por bagagem nos aeroportos, como um meio de equiparar as condições brasileiras às do exterior. "A Anac vem lutando para implementar a regulamentação de acordo com o mercado internacional", afirmou, após participar do evento International Brazil Air Show, no Rio.

Em sua opinião, no caso das bagagens, a ideia é oferecer tarifas mais baratas e promover a inclusão social, "permitir o turismo de mochila". A cobrança de tarifa por bagagem foi suspensa por liminar da Justiça, a pedido do Ministério Público e de órgãos de defesa do consumidor. "O fato é que a norma não entrou em vigor. A população não teve oportunidade de ver (o funcionamento da nova regra). O que a agência tem batalhado é para que a norma entre em vigor", disse o presidente da agência reguladora.

Para ele, um ambiente de livre concorrência deve ser suficiente para derrubar os custos do transporte aéreo para o consumidor. "Se o mercado não responder adequadamente, podemos alterar (a regulação). O que se quer é deixar a concorrência. Abrir o mercado para o mundo", argumentou.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895