Comércio da Capital projeta R$ 53 milhões em vendas para o Dia dos Pais
Roupas e itens de vestuário lideram a lista de preferência de quem vai comprar
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Os dados fazem parte da pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia dos Pais, elaborada pela Rohde&Carvalho, e divulgada nesta terça-feira pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, em parceria com o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) da Capital. Foram ouvidos 400 consumidores em zonas de comércio entre os dias 18 e 22 de junho, dos quais 47,5% farão suas compras na primeira semana de agosto e 21,7% na véspera do Dia dos Pais, em 12 de agosto.
Para o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, o comportamento do consumidor em relação à compra de produtos voltados para o mercado masculino vem mudando, além do fato de que hoje itens até então pouco comuns para presentear os homens fazem parte da lista de presentes, como cosméticos e artigos para casa. "Tem crescido a cada ano a intenção dos filhos de presentear os pais, o que demonstra a realidade das famílias, hoje menores, onde os pais participam muito mais da vida dos filhos"' afirma o dirigente. Somando essa mudança de comportamento com as liquidações de final de estação, a expectativa é de um bom desempenho nos negócios nesta data.
O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, argumenta que pesquisas como essa são um serviço para o lojista. "É importante que ele identifique oportunidades ao saber as preferências do consumidor em relação a produtos, forma de pagamento e local de compra. Estamos otimistas e esperamos que as vendas de julho e agosto ganhem fôlego com a data", destaca o presidente.
A pesquisa aponta que 55,3% pretendem comprar presentes para a data, dos quais 95,5% admitem que serão adquiridos dois itens. Roupas e itens de vestuário lideram a lista de preferência de quem vai comprar (52,9%) e quem vai ganhar (41%) presente no Dia dos Pais, tendo sido citadas camisas, calças, jaquetas e blusões. Também estão na lista de produtos para a data calçados (12,4%) e eletro/eletrônico (11,4%).
Do total a ser investido nos presentes, 67,7% pretendem destinar até R$ 100, enquanto 13,1% reservam de R$ 101 a R$ 200 e 17,6% acima de R$ 200. A maioria, 59,3% deve pagar à vista suas compras, dos quais 68,7% em dinheiro e 40,7% a prazo. Daqueles que farão compras parceladas, 64,4% pretende comprar com cartão de crédito e 67,8% sinalizou que fará, no máximo, em até três parcelas.