Comércio e serviços geraram quase 3 milhões de empregos no RS em 2011

Comércio e serviços geraram quase 3 milhões de empregos no RS em 2011

Grandes empresas foram responsáveis por 32,49% das vagas, aponta estudo da Fecomércio

Correio do Povo

publicidade

O Rio Grande do Sul registrou 2,9 milhões de empregos formais nos setores de comércio e serviços em 2011, conforme o Mapa do Emprego elaborado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) e divulgado nesta terça-feira. Trata-se da segunda edição do estudo que compila os dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o levantamento, a Grande Porto Alegre reúne 824.090 trabalhadores de um total de 1.484.844 computados pela Relação Anual de Informações Sociais de 2011. A região Metropolitana permanece como principal empregadora nas duas categorias que compõem o setor terciário: comércio (276.818 vagas) e serviços (547.272 vagas).

Ainda conforme o estudo, as grandes empresas foram responsáveis por 32,49% dos empregos. As micro empresas responderam por 23,39%, as pequenas por 23,99% e as médias por 20,14%. As vagas do setor do comércio de bens e de serviços apresentam equilíbrio entre homens e mulheres, com 50,6% sendo ocupadas por pessoas do sexo masculino. Para os trabalhadores desse setor, a média de idade é de 34,7 anos. Quanto ao grau de instrução, 45,77% dos empregos são preenchidos por pessoas com ensino médio completo, enquanto apenas 11,93% têm ensino superior completo.

A pesquisa tem por objetivo traçar o perfil básico do trabalhador do setor terciário no Rio Grande do Sul. Ela apresenta a caracterização dessa população conforme gênero, idade, grau de instrução, tempo médio de permanência na empresa e remuneração média, por atividades do setor terciário, portes de empresa e regiões do Estado. Em relação à edição anterior, a novidade é a introdução de dados relativos aos empregos em empresas optantes do Simples.

Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895