Comércio e shoppings de Porto Alegre podem abrir até a meia-noite na sexta
Movimento nas lojas já é intenso antes mesmo da Black Friday
publicidade
Para reforçar as oportunidades aos clientes, o comércio de rua e em shoppings de Porto Alegre pode abrir até a meia-noite na próxima sexta-feira. Segundo o Sindilojas Porto Alegre, a decisão busca garantir mais tempo aos consumidores para realizarem suas compras, neste dia, que deverá ser marcado por promoções.
Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a estimativa é que as vendas na Black Friday aumentem 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2015, o ticket médio na Capital foi de R$ 570 impulsionado, principalmente, pela venda de artigos de telefonia. O Sindilojas explica que os empregados que estenderem a sua jornada neste dia, justificando o pagamento de horas extraordinárias, deverão ter o adicional de 100%. Além disso, o empregador terá que fornecer transporte próprio para o deslocamento do local de trabalho até a residência do empregado, caso a jornada ultrapasse a meia-noite e não haja transporte público disponível.
Sobre as vendas, o Procon Porto Alegre faz alguns alertas para que os consumidores não tenham prejuízos. Isso porque nas edições anteriores foram registrados problemas, como a maquiagem no preço final de venda.
“Ocorreu com frequência a atitude de fornecedores aumentarem os preços antes de ocorrer a Black Friday e, no dia da promoções, oferecerem o desconto equivalente ao aumento efetuado, fato que ficou conhecido popularmente como a metade do dobro”, lembrou o diretor do Procon, Cauê Vieira. Aos clientes, o Procon recomenda, entre outras coisas, que se realize com antecedência uma pesquisa de preços que se pretende adquirir pela Internet para efetuar com segurança a compra.