Filas em postos de combustíveis e alto movimento em estabelecimentos comerciais marcaram o Dia Livre de Impostos, iniciativa organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Rio Grande do Sul (CDL Jovem RS) e pela Federação Varejista do RS. Na ação, empresas participantes comercializam produtos e serviços sem repassar ao consumidor o valor dos tributos, mostrando na prática quanto os impostos pesam no preço final.
De acordo com a CDL Jovem, cerca de 400 empresas foram cadastradas, e a expectativa é a adesão de cerca de 40 mil consumidores até o final do dia. Entre estabelecimentos participantes, estão postos de gasolina, supermercados, lojas de vestuário, cama mesa e banho, farmácias de manipulação, entre outros. Em Porto Alegre, a CDL Jovem RS participou de mobilizações em diferentes pontos, sensibilizando os consumidores para a relevância da data.
É a vigésima edição que ocorre em âmbito nacional, que busca conscientizar a população sobre a alta carga tributária e o baixo retorno à população, afirma a diretora da CDL Jovem, Shaíze Roth. "Nosso objetivo com a ação é que as pessoas possam comprar e ver o impacto do imposto neste dia".
O vice-presidente da Federação Varejista do RS e presidente da CDL Metropolitana, Marcos Carbone, também destacou a importância de conscientizar o consumidor. "Temos uma carga tributária elevada no nosso país, e o consumidor tem que entender que quem paga o imposto é ele. A empresa só repassa ao governo aquilo que é cobrado do consumidor final. O objetivo principal é educar e conscientizar qual é a nossa carga tributária", complementou.
Em um posto de combustível localizado na avenida Ipiranga, no bairro Petrópolis, logo cedo estavam sendo distribuídas senhas para abastecimento de gasolina comum, comercializada a R$ 3,99. Fila de carros dobravam a esquina, chegando até a metade da rua Veríssimo Rosa. Shaíze lembrou que, há poucas semanas, o valor do combustível oscilava entre R$ 6 e R$ 7. “Conversando com as pessoas, a gente vê que isso influenciou bastante na tomada de decisão de estar aqui. Realmente faz diferença, é quase metade do preço", disse.
Entre os presentes na fila, estava o morador do bairro Partenon, William Dias, que ficou sabendo da existência da ação pela televisão, e foi logo cedo ao posto para abastecer. “Ajuda bastante, porque o preço está cada vez mais alto. Quando a gente tem um desconto, a gente tem que correr, porque é o jeito de tentar recuperar esse valor absurdo que a gente já está pagando”, disse.
Também moradora nas proximidades, Marieli Rohrig tem o aplicativo do posto e recebeu uma mensagem que avisava do valor mais baixo, e foi aproveitar. “A maior parte do que a gente consome acaba sendo imposto. Trabalha, trabalha, trabalha mais para pagar imposto do que para realmente consumir produto de verdade”, argumenta.
Um supermercado na zona norte de Porto Alegre também aderiu à campanha, com vendas de produtos por valores sem a carga tributária. As entidades também defendem que a ação busca lembrar a necessidade de um sistema tributário mais simples, justo e equilibrado para quem produz, empreende e consome. A iniciativa é promovida pelo Sistema CNDL e pelas CDLs em todo o país.
- Petrobras anuncia ajuste no preço da gasolina para as distribuidoras
- BRB muda regras e permite aportes parciais para capital
- Desemprego fica em 5,8% no trimestre encerrado em abril, diz IBGE