Começa o 28º Fórum da Liberdade

Começa o 28º Fórum da Liberdade

Mais de 1,5 mil pessoas compareceram na abertura do evento

Heron Vidal

Evento discute a paralisia da economia e corrupção do setor público

publicidade

Com o tema “Caminhos para a Liberdade” o 28º Fórum da Liberdade, realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), foi aberto na noite desta segunda-feira pautado na defesa enfática da liberdade, como a de imprensa, e por críticas à paralisia da economia e à corrupção do setor público. Mais de 1,5 mil pessoas compareceram no ato, realizado no Centro de Eventos da PUCRS, no Prédio 40.

O primeiro painel “Educação e Meritocracia” começou às 17h. Os pronunciamentos de descontentamento começaram a partir da fala do presidente do IEE, Frederico Hilzendeger. Ele expressou sua solidariedade ao povo da Venezuela, “que vive num regime de servidão”, e atacou o silêncio do governo brasileiro diante da falta de liberdade no país vizinho.

Homenageado com o Prêmio Libertas, o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, lamentou a “burocracia imobilizante” da máquina pública por “conter a corrupção endêmica”. A governança país, disse, está mais empenhada na sua continuidade e não em desenvolver e modernizar o Brasil. Também afirmou não ver justificativa para uma estatal produzir e distribuir petróleo e derivados, o que pode ser feito com competência pelo setor privado.

O prêmio Libertas é dado aos empreendedores que se destacam por ações de valorização da economia de mercado e respeito ao estado democrático de direito. O governador José Ivo Sartori foi aplaudido ao afirmar que “quando falta a liberdade de imprensa já estão suprimidas todas as outras liberdades”. Recebeu novos aplausos por outra afirmação: “Se o Fórum tivesse sido ouvido em todas as suas edições talvez não estivéssemos chegado a esse ponto”, frisou numa referência à crise das finanças públicas.

Às 19h30min começou o segundo painel “Caminhos para o Brasil”. Nesta terça se encerra o 28º Forum com mais cinco painéis e duas palestras especiais. Às 15h30min fala o ex-governador da Califórnia, David Beasley, e às 17h30min a cientista política, da Guatemala, Gloria Alvarez. Às 9h de hoje se inicia o terceiro painel “Livre Mercado”, com os palestrantes Rodrigo Constantino (Instituto Liberal), Donald Bordeaux (George University), e Diogo Costa (mestre em Ciência Política).


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895