Confiança do empresário gaúcho melhora, mas indicador permanece negativo

Confiança do empresário gaúcho melhora, mas indicador permanece negativo

Expectativas para os próximos seis meses também sugerem falta de otimismo

Rádio Guaíba

publicidade

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Rio Grande do Sul (ICEI-RS) cresceu 1,5 ponto na passagem de setembro para outubro. Com 44,7 pontos, porém, o indicador permaneceu negativo (abaixo dos 50 pontos) pelo sétimo mês consecutivo, indicando que o pessimismo persiste. “A melhora do ICEI-RS ainda é incipiente e insuficiente para justificar uma reversão de tendência”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100.

De acordo com o resultado do ICEI-RS, o empresário gaúcho segue percebendo piora tanto nas condições atuais das economias brasileira (28,4 pontos) e estadual (29 pontos) quanto na própria empresa (41,6 pontos). Para 75,3% dos industriais, a situação no País se agravou e apenas 1% indicou melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem. “A situação é bastante preocupante, visto que condições semelhantes somente foram observadas em 2005, quando o Estado enfrentou grave estiagem, e em 2009, quando a crise internacional atingiu o seu auge”, destacou Müller.

As expectativas para os próximos seis meses (48,6 pontos) também sugerem falta de otimismo, apesar do crescimento do indicador em 1,9 ponto, em comparação com setembro. A proporção de empresários céticos com o cenário econômico do País chegou a 48,8%. Apenas 9,3% estão confiantes. Os demais afirmaram que nada deve mudar no futuro próximo.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895