Conselho Monetário simplifica sistema de pagamentos com Argentina, Paraguai e Uruguai

Conselho Monetário simplifica sistema de pagamentos com Argentina, Paraguai e Uruguai

Mudanças reduzem custos de transações entre empresas e pessoas, feitas nas moedas desses países e do Brasil

R7

publicidade

Em reunião realizada nesta quinta-feira, o CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão superior do SFN (Sistema Financeiro Nacional), aprovou a Resolução 5.069, que simplifica e uniformiza procedimentos do SML (Sistema de Pagamentos em Moeda Local), que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Conforme informou o BC (Banco Central), o sistema permite que as transações entre empresas e pessoas desses países aconteçam nas respectivas moedas locais.
A simplificação dos procedimentos operacionais do SML realizados por instituições financeiras autorizadas e a uniformização de procedimentos de controle das operações de câmbio e das operações cursadas no SML são algumas das principais mudanças.

O Conselho também decidiu ampliar o rol de instituições que podem atuar no SML, para que ele passe a ser oferecido aos clientes das empresas autorizadas a fazer operações de câmbio no Brasil. Desde 2008, os SMLs que tiveram a participação do BC já movimentaram cerca de R$ 50 bilhões, disse a autoridade monetária.

"As atualizações têm potencial de promover a concorrência, reduzir o custo para o usuário final, melhorar a segurança, reduzir o tempo dos pagamentos, integrar o SML às inovações do sistema financeiro e contribuir para a eficiência supervisória do BC", afirmou a autarquia, em nota à imprensa.

Conselho Monetário Nacional

O CMN é o órgão responsável pelas políticas relacionadas à moeda e ao crédito, com o objetivo de conquistar e/ou manter estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.

O Conselho é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que é seu presidente, pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. Uma vez por mês eles se reúnem para tratar de diferentes assuntos, como a aplicação dos recursos das instituições financeiras, o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros ou a liquidez e solvência das instituições financeiras, além da coordenação das políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895