Consumidor gaúcho está mais acomodado, avalia Fecomércio-RS

Consumidor gaúcho está mais acomodado, avalia Fecomércio-RS

Intenção de Consumo das Famílias caiu 2,8% em relação a setembro

Correio do Povo

publicidade

O consumidor gaúcho mostrou acomodação na sua intenção de consumo para o mês de outubro, de acordo com a mais recente pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) divulgada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) nesta quinta-feira. O indicador marcou 130,6 pontos, acima da linha de indiferença (100 pontos). Porém, houve queda de 2,8% em relação ao mês de setembro (134,3 pontos).

Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, o ICF-RS, mesmo com a baixa, permanece estabilizado em um patamar alto. Segundo a Fecomércio-RS, a queda refletiu a piora em cinco de seus sete subindicadores. Apenas os números referentes ao nível de consumo atual e à perspectiva futura apresentaram elevação, de 2% e 4,8%, respectivamente. Os três subindicadores referentes ao mercado de trabalho (emprego atual, renda atual e perspectiva profissional) caíram, mas ainda mostram uma acomodação do consumidor em níveis elevados.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, acredita que o bom momento do emprego gera confiança e que a queda nos indicadores não é uma surpresa. “A renda das famílias está em ascensão, então os resultados da pesquisa demonstram esse bom momento do mercado de trabalho. A oscilação para baixo no indicador é natural, pois reflete a variação normal para um indicador de confiança”, analisa.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895