Consumidor gaúcho está mais otimista, diz pesquisa da Fecomércio

Consumidor gaúcho está mais otimista, diz pesquisa da Fecomércio

Intenção de Consumo das Famílias teve elevação de 4,1% em novembro

Correio do Povo

publicidade

O consumidor gaúcho mostrou estar mais otimista na sua intenção de consumo para o mês de novembro, de acordo com a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) divulgada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) nesta terça-feira. O indicador teve elevação de 4,1% em relação ao mês passado, alcançando 135,9 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS subiu 8,7%.

Os números referentes ao mercado de trabalho tiveram os melhores desempenhos. Em relação a novembro do ano passado, a satisfação em relação ao emprego atual está em um patamar 8,7% superior. Confirmando a projeção do mês passado, o indicador mostra uma acomodação em torno dos 140 pontos, nível bastante elevado e coerente com a conjuntura atual do mercado de trabalho na região Metropolitana de Porto Alegre, que apresenta taxas de desocupação em níveis historicamente baixos.

O índice referente à perspectiva profissional teve elevação de 3,4% em relação ao mês anterior, marcando 147,5 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2011, o indicador encontra-se em patamar 25,6% superior. A avaliação quanto à renda atual permaneceu praticamente estável (queda de 0,6%), saindo de 137,1 pontos em outubro para 136,3 pontos em novembro deste ano.

De acordo com a Fecomércio-RS, o ICF teve alta devido aos subindicadores que vêm sustentando a trajetória de elevação do índice ao longo do ano, além da perspectiva de consumo do gaúcho, que também teve aumento neste mês. Os componentes referentes à renda atual do consumidor e ao momento para duráveis permaneceram praticamente estáveis - com queda de 0,6% para ambos -, enquanto o nível de consumo atual apresentou redução de 4,5%.

Dessa forma, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, acredita que o resultado de novembro confirma a tendência de crescimento apresentada pelo indicador ao longo do ano. “Os resultados são influenciados, em grande medida, pelos componentes de satisfação em relação ao emprego atual, perspectiva profissional e de acesso a crédito”, destaca De Marchi.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895