Cresce mercado de shoppings no Brasil

Cresce mercado de shoppings no Brasil

Levantamento de associação aponta 124 estabelecimentos em construção

Correio do Povo

Cresce mercado de shoppings no Brasil

publicidade

O mercado de shopping centers é um dos que mais cresce no país. Ao final do ano passado, levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apontou 124 estabelecimentos em construção no país e com previsão de entrada em funcionamento até 2013. Na região Sul, estão em obras 20 empreendimentos. Depois do Sudeste, com 77 construções, o Sul é a região que mais se expande. Só no Rio Grande do Sul, nove empreendimentos estão em construção nas cidades de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

Chama atenção que nos próximos dois anos e meio o país terá mais 20 mil novas lojas por conta desses estabelecimentos, sendo que no Rio Grande do Sul o incremento será de 3.070 lojas. Além da construção das novas unidades, o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Idelfonso da Silva, ressalta que muitos dos atuais shoppings farão expansões acrescentando mais lojas às suas atuais unidades.

Essa expansão pode ser justificada pelo grande fluxo de pessoas que se dirigem a esse tipo de empreendimento para realizar suas compras. A frequência média mensal em 2010, nos 744 shoppings em operação no país, foi de 447 milhões de pessoas, enquanto no ano anterior a média mensal ficou em 427 milhões nos shoppings brasileiros.

A comodidade no momento da compra - uma vez que o estabelecimento reúne em um mesmo local um mix diversificado de lojas, serviços e lazer - é uma justificativa aliada à questão da segurança e da facilidade para estacionar. Porém, não são apenas esses fatores que alavancam o setor. Segundo Silva, o bom momento econômico do país oferece condições favoráveis para investidores nacionais e internacionais aportarem recursos nesse tipo de empreendimento.

A taxa de retorno do investimento está entre as mais elevadas, possivelmente pela densidade demográfica dos investimentos e devido à nova classe social incluída no consumo, além do aumento de poder de compra da população e da própria facilidade de acesso às compras - tendência que também deve prevalecer neste ano, mesmo com as medidas de restrição ao crédito implementadas pelo governo federal. "Todas essas variáveis juntas impulsionam os negócios do setor", acrescentou.

Inaugurações previstas até 2013 no RS

- Caxias do Sul: Serra Shopping Caxias, com 45 lojas;

- Pelotas: Porto Shopping Pelotas, com 136 lojas;

- Pelotas: Shopping Pelotas, com 172 lojas;

- Porto Alegre: Bourbon Francisco Trein, com 128 lojas;

- Porto Alegre: Bourbon Shopping Wallig, com 220 lojas;

- Porto Alegre: Expasso Shopping, com 75 lojas;

- Porto Alegre: Floresta Shopping Center, com 124 lojas;

- Santa Cruz: Max Shopping Center, com 50 lojas;

- Santa Maria: Royal Plaza Shopping, com 160 lojas.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895