Cresce o número de famílias gaúchas endividadas, segundo Fecomércio

Cresce o número de famílias gaúchas endividadas, segundo Fecomércio

Taxa subiu de 63,4% em abril para 76,7% em maio

Correio do Povo

publicidade

O total das famílias gaúchas endividadas subiu 13,3 pontos percentuais de abril para maio, passando de 63,4% para 76,7%. O resultado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS) divulgada nesta quarta-feira pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS).

O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, explica que o aumento do endividamento nessa época do ano é comum, em razão de diversos fatores. Entre eles, quitação de parte das dívidas contraídas no Natal, medidas como redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de eletrodomésticos e redução de taxas de juros.

O aumento das dívidas ocorreu para as duas faixas de renda analisadas. Nas famílias com rendimentos até 10 salários mínimos, o percentual de endividados passou de 62,0% em abril para 75,3% em maio. Já no corte superior a 10 salários mínimos, o percentual passou de 69,2% para 82,7% em maio. O tempo de comprometimento com dívidas reduziu-se de 8,4 meses em abril para 7,1 meses em maio, revelando que as novas dívidas formadas em maio são de prazo mais curto.

Na comparação com o mesmo mês de 2011, porém, o número de famílias endividadas diminuiu. O endividamento caiu 3,7 pontos percentuais, ao passar de 80,4% para 76,7%. Na avaliação de De Marchi, apesar de as taxas de juros estarem em nível inferior ao do ano passado, o ritmo mais lento da atividade econômica contribui para que o endividamento esteja abaixo do nível percebido em 2011.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895