Cresce participação feminina no mercado de trabalho na região Metropolitana

Cresce participação feminina no mercado de trabalho na região Metropolitana

Em agosto, pela primeira vez desemprego foi o mesmo para homens e mulheres: 9,7%

Correio do Povo

Em agosto, pela primeira vez desemprego foi o mesmo para homens e mulheres: 9,7%

publicidade

A participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou na região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). A deterioração do mercado de trabalho nos últimos meses parecer estar afetando mais os homens do que as mulheres. A constatação faz parte do artigo “Inversão do comportamento do desemprego entre homens e mulheres na RMPA” da estatística Patrícia Klaser Biasoli, publicado na Carta de Conjuntura da FEE de novembro. Em agosto de 2015, ocorreu pela primeira vez uma igualdade nas taxas de desemprego entre homens e mulheres em 9,7%.

Conforme Patrícia Klaser, em setembro de 2015, a taxa de desemprego dos homens superou as das mulheres, sendo que a taxa masculina mais que dobrou no último ano, ao passar de 5,1% em setembro de 2014 para 10,3% em setembro deste ano (uma elevação de 102%), enquanto as feminina subiu de 7% para 9,9% (aumento de 41,4%) no mesmo período.

Segundo Patrícia Klaser, uma possível explicação para o comportamento desfavorável do mercado de trabalho atingir com maior intensidade os homens pode estar relacionada ao desempenho setorial da atividade econômica. A indústria da transformação, considerada reduto masculino, perdeu 34 mil posto de trabalho, enquanto o setor de comércio e reparação de veículos e motocicletas, com grande presença feminina, perdeu 16 mil postos de trabalho. A Carta de Conjuntura conta ainda com o artigo “O embargo agrícola russo e seus efeitos nas exportações gaúchas”, dos economistas Bruno Jubran e Sérgio Leusin Júnior.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895