Economia

Criar animais domésticos em Porto Alegre está mais caro, aponta FGV

Gastos com alimentação e clínica veterinária subiram 12,33% e 7,64% de janeiro a setembro

Criar animais domésticos está mais caro em Porto Alegre, segundo levantamento do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Nos últimos 12 meses, subiram muito acima da inflação os valores de alimentação, 14,50%, e clínicas veterinárias, 10,77%. De janeiro a setembro, a variação foi de 12,33% e 7,64% respectivamente. Segundo o economista Marcio Mendes da Silva, somente a alimentação registrou alta de 3% no último mês.

No período de 12 meses itens importantes do dia a dia tiveram altas expressivas, como erva mate, com 56,22%; leite longa vida, 47,50%; e farinha de trigo, 40,70%. No entanto, caíram os preços da cenoura,-44,81%; do açúcar refinado, -20,77%; e da energia elétrica residencial, -21,03%.

Inflação semanal de Porto Alegre fecha setembro em leve alta


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S) registrou variação de 0,30% na última semana de setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado foi 0,03 ponto percentual inferior ao registrado na terceira prévia do mês – que foi de 0,33%.

De acordo com a FGV, três das oito classes de despesas que compõem o índice apresentaram desaceleração nas taxas de variação, com destaque para "Educação, Leitura e Recreação" e "Alimentação", que passaram de 0,33% para -0,14%, e de 0,22% para -0,04%, respectivamente.

A análise do resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Vestuário; 1,03%, Habitação; 0,65%, Saúde e Cuidados Pessoais; 0,51% e Despesas Diversas; 0,34%. Revela também que se situaram em nível abaixo da variação média os grupos: Transportes; 0,25%, Alimentação; -0,04%, Comunicação; -0,06% e Educação, Leitura e Recreação; -0,14%.

O núcleo do IPC-S de Porto Alegre registrou variação de 0,33%. Em relação a agosto, quando a taxa ficou em 0,36%, o núcleo recuou 0,03 (p.p.). No ano, o indicador apresenta variação de 3,30% e nos últimos 12 meses, 4,58%. Para o cálculo do núcleo foram excluídos os itens com variações inferiores a -0,06% e superiores a 0,93%.

Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio