Custo da pandemia pode exceder 4 trilhões de dólares, diz banco asiático

Custo da pandemia pode exceder 4 trilhões de dólares, diz banco asiático

Estimativa pode ainda ser maior porque não considera possíveis crises sociais e financeiras

AFP

Novo coronavírus afeta a economia mundial

publicidade

O impacto da pandemia do novo coronavírus na economia mundial pode atingir entre 2 e 4,1 trilhões de dólares, ou seja, entre 2,3% e 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB), afirmou nesta sexta-feira o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB).

É uma estimativa que poderia ser maior, porque não inclui "possíveis crises sociais e financeiras, nem os efeitos a longo prazo sobre os sistemas de saúde e educação" da pandemia, segundo a organização, com sede em Manila, nas Filipinas. Na quinta-feira, o número de pessoas infectadas passou de um milhão no planeta, com mais de 52 mil mortes.

Segundo o ADB, o crescimento na Ásia deve atingir 2,2% este ano, seu ritmo mais lento desde 1998, quando não passou de 1,7% devido à crise financeira no continente."Ninguém pode prever a amplitude da propagação da pandemia da Covid-19 nem sua duração", afirmou Yasuyuki Sawada, economista responsável do ADB. "Não se pode descartar a possibilidade de uma grave crise financeira ", acrescentou.

As previsões apostam que a pandemia será controlada este ano e que a normalidade voltará em 2021.No entanto, uma nova onda de infecções poderá acontecer e sua gravidade é desconhecida."Os resultados podem ser piores do que o previsto e o crescimento pode não se recuperar tão rapidamente", alertou o banco.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895