Economia

Defensoria pede que Banrisul adie vencimento de contas para evitar juros

Órgão sugere que banco também receba ônus das medidas extraordinárias do Estado

Defensoria pede que Banrisul adie vencimento de contas para evitar juros
Defensoria pede que Banrisul adie vencimento de contas para evitar juros Foto : Vinicius Roratto / CP Memória
A Defensoria Pública do Estado (DPE) ingressou, nesta segunda-feira, com uma ação civil pública pedindo o adiamento do vencimento das contas dos servidores públicos junto ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e subsidiárias. O objetivo é evitar a incidência de juros enquanto não houver o pagamento integral dos salários do funcionalismo público, explicou o dirigente do núcleo de defesa do consumidor, Felipe Kirchner.

O defensor público justificou que o governo do Estado é o controlador acionário e administrativo do Banrisul, o qual age “como instrumento de execução da política econômico-financeira do Estado do Rio Grande do Sul, em consonância com os planos e programas do Governo Estadual”. Lembrou que “as dívidas bancárias, tais como empréstimos, cheque especial e cartão de crédito, serão as últimas contas a serem adimplidas pelo servidor, em vista dos custos básicos com alimentação, moradia e saúde de seu corpo familiar”.

Kirchner lembrou que a medida de contingenciamento salarial interfere decisivamente na vida econômica dos servidores. Explicou que devem ser criadas medidas compensatórias por parte do Banrisul, que se beneficia da relação com o Estado ao gerir a folha de pagamento e captar servidores como clientes. A conclusão do defensor é que banco também receba o ônus das medidas extraordinárias tomadas pelo governo do Estado.

Banrisul oferece empréstimo

Durante o dia, o Banrisul enviou torpedos aos clientes oferecendo o adiantamento do salário parcelado pelo Estado. “O Banrisalário é uma linha de crédito de até 30 dias de prazo, com pagamento único de juro competitivo de mercado”, explicou o banco.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio