Deputado líder dos caminhoneiros pede revisão da política de preços da Petrobras

Deputado líder dos caminhoneiros pede revisão da política de preços da Petrobras

Nereu Crispim (PSD-RS) defende que vinculação dos valores não seja baseada em índices ou moedas não utilizadas pelo Brasil

R7

Gaúcho Nereu Crispim é um deles

publicidade

O líder da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros, deputado federal Nereu Crispim (PSD-RS), encaminhou ao presidente Jair Bolsonaro (PL) um ofício em que solicita a adoção de providência em relação à política de preços adotada pela Petrobras.

A empresa adota o modelo PPI (Preço de Paridade Internacional), o que faz com que o preço da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional. Bolsonaro, que critica constantemente a Petrobras, recusou comentar, recentemente, uma eventual troca no comando da estatal.

"Não tem mais desculpas. O filho Petrobras é seu, presidente, e tu prometeste aos caminhoneiros que iria acabar com o PPI. Tu disseste que o Brasil precisava de um presidente corajoso e não covarde que só atendesse aos interesses corporativos. Está na hora de honrar tua promessa de campanha", afirma o parlamentar.

A reportagem obteve acesso ao texto enviado por Crispim. O documento requer de Bolsonaro o envio de projeto sobre as políticas energéticas que proíba a vinculação dos preços "baseados em variações de índices ou moedas não adotadas oficialmente pelo país".

O parlamentar solicita a revisão imediata das diretrizes, da metodologia e dos critérios de cálculo do preço de referência adotados na formação de preço do mercado interno sobre combustíveis, petróleo e derivados básicos destinados ao consumidor. Crispim pede a revogação, modificação ou supressão dos fatores baseados em dólar ou cotações internacionais.

As legislações citadas pelo deputado são da Agência Nacional de Petróleo (703) e do Conselho Nacional de Política Energética (5), que tratam sobre o tema. "Coragem, presidente. Estamos a favor do Brasil e não contra você, mas esse filho é teu. Não tente mais passar a responsabilidade a terceiros. A solução está posta", argumentou Crispim.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895