Desemprego em agosto na Região Metropolitana atinge 5,9%

Desemprego em agosto na Região Metropolitana atinge 5,9%

Segundo a FEE, houve um aumento de quatro mil desempregados em relação ao mês passado

Correio do Povo

publicidade

Por Marco Aurélio Ruas

Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) do mês de agosto revelou uma variação positiva do nível ocupacional e um acréscimo de 4 mil desempregados em relação ao mês de julho, passando de 5,7% para 5,9%. O número total de desempregados foi estimado em 108 mil pessoas. O ingresso de 14 mil pessoas no mercado de trabalho é considerado como o fator responsável pelo resultado. Enquanto isso, o nível ocupacional na Região Metropolitana apresentou uma variação positiva, de 0,6% - estimado em cerca de 1,7 mil pessoas.

Os dados foram apresentados na manhã desta quarta pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/RS) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) do RS, em Porto Alegre.

A supervisora de Pesquisa da FGTAS, Jaqueline Santos, revelou os dados da pesquisa, que apontam a taxa de desemprego total deste ano como sendo menor do que no mesmo período em 2013 - ano com a menor média histórica, desde de 1993. “O comportamento tende a ser melhor neste segundo semestre. A tendência é de que alcance patamares ainda menores em comparação com o último ano, como vem acontecendo”, afirmou.

Em relação a posição na ocupação, ocorreu uma variação negativa do emprego assalariado (-0,6%). Já no âmbito do setor privado, com carteira assinada, houve uma relativa estabilidade, de -0,2%, enquanto sem carteira assinada foi verificada uma elevação de 3,2%. O setor público apresentou uma redução de empregos de -4,1%.

Conforme o secretário da STDS, Elomar Feijó, os resultados são animadores, levando em conta a estabilidade da maioria das médias. “Por conta do aumento da qualificação profissional, a perspectiva é de que os resultados se mantenham ou melhorem até o final do ano”, salientou.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895