Desemprego em Porto Alegre é o menor desde 92, indica pesquisa

Desemprego em Porto Alegre é o menor desde 92, indica pesquisa

Número de desocupados na Região Metropolitana caiu para 147 mil em outubro

Mônica Bidese / Correio do Povo

publicidade

O índice de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre em outubro (7,1%) foi o menor já registrado na série da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que começou em 1992. A taxa no mês anterior era de 7,7%. Apesar de ter ocorrido a redução, o número estimado de pessoas sem trabalho formal ainda é elevado: 147 mil pessoas, 15 mil a menos do que em setembro. A pesquisa foi divulgada, nesta quarta-feira, pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

A estabilidade na Construção Civil e no setor de Serviços colaborou para o índice. As duas áreas contrataram mais no último mês. Quanto ao nível de ocupação, houve reduções na indústria de transformação (-1,2%) e no comércio (-3,4%). Já o setor de serviços e a construção civil mantiveram estabilidade. No setor público, ocorreu queda de 5 mil postos de trabalho no nível de emprego e diminuíram 1 mil postos no setor privado.

A PED é desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e da Secretaria do Planejamento, através da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo, contando com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895