Economia

Desemprego em Porto Alegre é o menor em 11 anos para maio

Taxa de 3,9% é inferior à média nacional de 5,8%, aponta IBGE

Estimulada por um leve aumento do desemprego e do nível ocupacional, a região metropolitana de Porto Alegre registrou o menor índice de desemprego para o mês de maio desde 2002: 3,9%. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PME) divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação na Capital é também bem inferior à média nacional, estimada em 5,8%, sem variação em relação ao resultado apurado em abril.

Na Grande Porto Alegre, a taxa de desemprego era de 4% em abril. Em maio de 2002, esse índice alcançou 10%. Em relação às outras cinco capitais pesquisadas pelo IBGE - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador -, Porto Alegre tem o menor índice de desocupação do País. A capital baiana lidera a lista com 8,4%.

População ocupada e rendimentos

A população ocupada em Porto Alegre soma cerca de 1.933 mil de pessoas e ficou estável em relação a abril. já o número de desocupados é de aproximadamente 78 mil pessoas.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores na região Metropolitana de Porto Alegre foi estimado em R$ 1.808,70 em maio deste ano, registrando um acréscimo de 1,2% na comparação mensal e de 4,7% no levantamento anual.

Diferenças das pesquisas do IBGE e Dieese

Assim como a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação de Economia e Estatística (FEE), através do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), também divulga um levantamento mensal sobre o desemprego no País. No entanto, as taxas apresentadas costumam ser diferentes devido aos conceitos e metodologia usados.

Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. A PME, do IBGE, não inclui as regiões de Fortaleza e do Distrito Federal. Já a PED feita pela FEE, não engloba o número de desempregados da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio